Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10489
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos das fototerapias Laser (λ660nm) e LED λ630±20nm) no reparo tecidual em ratos hipotireoidianos: Estudo Histológico e Imuno-histoquímico.
Autor(es): Paraguassú, Gardênia Matos
Autor(es): Paraguassú, Gardênia Matos
Abstract: A deficiência de hormônio tireoidiano tem sido associada a distúrbios no metabolismo corporal, incluindo o processo de cicatrização de feridas. Alternativas terapêuticas como as fototerapias Laser e LED têm evidenciado resultados positivos no reparo tecidual, mas a sua associação a distúrbios metabólicos como o hipotireoidismo não tem sido observada na literatura. Este estudo avaliou, através da análise histológica e imuno-histoquímica, a influência das fototerapias Laser e LED no processo de cicatrização de feridas excisionais em ratos hipotireoidianos e eutireoidianos. Para tanto, 72 ratos Wistar albinus machos foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos (Eutireoidiano e Hipotireoidiano) com 36 animais cada, e estes subdivididos em 3 subgrupos: Grupos controles Eutireoidiano (EC) e Hipotireoidiano (HC), nos quais não foi realizado nenhum tipo de tratamento; Grupos Laser Eutireoidiano (EL) e Hipotireoidiano (HL), irradiados com luz Laser (GaAlAs, 660nm, 40mW, CW, 0,04cm², 24J/cm2 por sessão, Twin Flex Evolution ®, MMoptics) e Grupos LED Eutireoidiano (ED) e Hipotireoidiano (HD), cujas feridas foram irradiadas com luz LED (InGaAlP, λ630±20nm, 150mW, CW, 0,5cm², 24J/cm² por sessão, FisioLED®, MMoptics). Feridas cirúrgicas padronizadas (1cm2) foram confeccionadas no dorso dos animais e submetidas à irradiação imediatamente após o procedimento cirúrgico, sendo repetidas a cada 48 horas, até a morte dos animais (sete e 14 dias). Os espécimes foram processados usando as técnicas de coloração HE e Picrosírius, e técnica imuno-histoquímica para avaliação de colágeno I e III, e avaliados por microscópica óptica. Os dados foram estatisticamente analisados. Os resultados demonstraram que nos grupos não irradiados, o hipotireoidismo dificultou a repavimentação epitelial (Exato de Fisher, p<0,05). Os grupos irradiados com Laser ou LED apresentaram melhores resultados quando comparados aos grupos não irradiados, sendo as variáveis reepitelização, proliferação fibroblástica, distribuição colagênica e imunoexpressão dos colágenos tipo I e III, as que mostraram diferenças estatísticas mais marcantes (Exato de Fisher, p<0,05). De modo geral, dentro dos parâmetros utilizados, as fototerapias Laser e LED foram capazes de melhorar o processo cicatricial, nestes animais.
Palavras-chave: Hipotireoidismo
Cicatrização de feridas
Laser
LED
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10489
Data do documento: 7-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ODONTO_ Gardênia Paraguassú.pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.