Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10480
Tipo: Dissertação
Título: A Constituição dos ethé no discuro político: um estudos dos discursos de posse dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva
Autor(es): Freitas, Geisa Fróes
Autor(es): Freitas, Geisa Fróes
Abstract: Com a pesquisa, que deu origem a esta dissertação, buscou-se analisar a constituição dos ethé nos discursos políticos de posse proferidos pelos ex-presidentes da República do Brasil Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidades de posse das eleições em 1995 e 2003, respectivamente, para assim avaliar o confronto de duas formações discursivas sobre o discurso social-democrata e popular-corporativista. Objetivou-se, também,perceber as novas formas de constituição e circulação dos discursos políticos contemporâneos influenciados pelo surgimento de uma nova tecnologia, através da qual se constituem e se põem em circulação os discursos: as mídias. Assim, de um lado, a pesquisa teve como suporte teórico as discussões desenvolvidas por Maingueneau (1997, 2008, 2010), retomando o seu esquema para análise dos processos de constituição do ethos na cena enunciativa, que envolve os referidos discursos, e Charaudeau (2008) para compreender a construção do ethos como estratégia do discurso político. Por outro lado, adotam-se os aportes apresentados por Courtine (2009) e Piovezani (2009) para explicarem as metamorfoses sofridas no discurso político contemporâneo e refletir como essas mudanças promovem e configuram transformações históricas e técnicas, de modo que nele se articulam novos valores e sensibilidades sob o prisma da Análise do Discurso de linha francesa. Além dos trabalhos destes autores, valeu-se de estudos e reflexões traçadas por alguns pesquisadores brasileiros estrangeiros que, cada um a sua maneira, contribuíram para a constituição das discussões em torno do presente trabalho, entre os quais destacam-se M. Pêcheux, Eni Orlandi, Vanice Sargentini, Maria do Rosário Gregolin, Helena Nagamine Brandão. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, como procedimento metodológico, foi adotado o estudo bibliográfico para descrição, análise e interpretação de dados. Para tanto, foram utilizados, como suportes de leitura e organização dos dados, além dos discursos de posse, documentos oficiais dos partidos PSDB e PT, vídeos em movimentos consultados no Youtube, textos jormalísticos e publicitários verbais e não verbais em movimento. Na análise, foi possível observar a constituição do ethos no discurso político, tendo como base, em especial os estereótipos sociais que contribuem para a construção da imagem do sujeito político. Essa construção ocorre de maneira interativa, uma vez que envolve enunciadores e coenunciadores. Ademais, foi possível analisar a estreita ligação entre o ethos e as formações discursivas que constituem o sujeito, o que resulta em discursos atravessados por memórias que retomam o já-dito. Quanto ao discurso político, verificou-se uma mutação dos modos de comunicação política.
Palavras-chave: Discurso político
Discurso de posse
Ethos
Formação discursiva
Fernando Henrique Cardoso
Luíz Inácio Lula da Silva
Oratória
Presidentes
Brasil
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10480
Data do documento: 7-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geisa Fróes de Freitas.pdf793,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.