Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10476
Tipo: Dissertação
Título: A reforma educacional e seus efeitos sobre o trabalho dos profissionais da educação: a gestão no centro da contradição
Autor(es): Barreto, Sonia Silva
Autor(es): Barreto, Sonia Silva
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de investigar os novos padrões de gestão e organização do trabalho, introduzidos pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe no Governo de João Alves Filho (2003 a 2006), e seus efeitos sobre o trabalho dos profissionais da educação (professores e pedagogos que exercem a função técnico-pedagógica). O problema central da investigação é identificar como a gestão se insere no contexto da relação entre capital e trabalho, seu conteúdo político-filosófico, bem como as contradições que se manifestaram no curso de sua implementação. É um estudo de caso que procura estabelecer articulações que permitam explicar os nexos entre as políticas de gestão e o movimento global do capital em sua relação de contradição com o trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário aplicado aos técnicos do Departamento de Educação (DED) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O resultado da pesquisa demonstrou que a gestão, inspirada nos princípios empresariais, aprofundou a crise da rede pública estadual de ensino, potencializou a precarização do trabalho dos técnicos, transferiu a gestão educacional para as empresas privadas movidas pelos princípios da eficiência, da descentralização e da flexibilidade, disseminou a cultura gerencial e conduziu a educação básica para além dos interesses pertinentes à educação.
Palavras-chave: Gestão
Relação capital/trabalho
Trabalho dos profissionais da educação
Management
Capital/labor relation
Work
Educational workers
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10476
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Sonia Barreto.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.