Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10467
Tipo: Tese
Título: Reinventando sentidos para a cultura: uma leitura do papel normativo da Unesco através da análise da convenção para a promoção e a proteção para a diversidade das expressões culturais.
Autor(es): Vieira, Mariella Pitombo
Autor(es): Vieira, Mariella Pitombo
Abstract: A esfera cultural vem se tornando uma instância protagonista de legitimação e visibilidade das práticas sociais na contemporaneidade. Sua ascensão é fruto de um concurso de fatores possibilitados por um contexto sócio-histórico no qual temas relativos às questões de identidade e diferença ganham visibilidade acentuada. Parte-se aqui da hipótese de que instituições como a Unesco vem contribuindo para elevar o tema da cultura a uma pauta importante para a agenda política internacional. O objetivo dessa tese foi o de investigar o papel Unesco enquanto narradora de categorias de compreensão social (acerca da noção de cultura e seus imediatos corolários, a exemplo da idéia de diversidade cultural) que acabam por orientar práticas e saberes dos agentes implicados na esfera cultural. Optou-se por tomar os bastidores da elaboração da Convenção da Unesco sobre a Promoção e a Proteção da Diversidade das Expressões Culturais como caminho empírico para ilustrar a problemática eleita pela pesquisa. Amparando-se no modelo analítico das configurações do sociólogo Norbert Elias, buscou-se mapear a complexa trama de interdependências que se forjou em torno da formulação do referido tratado de modo a compreender as vicissitudes do processo (identificação de atores sociais, lutas por definição de sentido, enfim, as disputas de poder inerentes ao processo) que resultaram na cosmologia presente no texto da convenção.
Palavras-chave: Unesco
Cultura
Diversidade cultural
Compreensão social
Organizações internacionais
Culture
Cultural diversity
Social understanding
International organizations
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10467
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Mariella Vieiraseg.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.