Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10447
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da dieta de cafeteria durante a gestação e lactação sobre parâmetros glicêmicos e perfil lipídico em ratas.
Autor(es): Morais, Graciele Lima
Autor(es): Morais, Graciele Lima
Abstract: Objetivo: avaliar os efeitos da dieta de cafeteria durante a gestação e lactação sobre os parâmetros glicêmicos e perfil lipídico. Métodos: Ratas Wistar (90-100dias) foram alimentadas com dieta de cafeteria (GT=10) e dieta padrão (GC =10) durante a gestação e lactação. Durante esse período foi avaliado o consumo alimentar e o peso corporal em dias alternados. Após o período da lactação foi realizado o teste de tolerância a glicose (TTG) e o teste de tolerância a insulina (TTI). O perfil lipídico foi determinado pela análise das concentrações séricas de colesterol total, LDL-c, HDL-c e triglicérides. Para a comparação dos grupos foi utilizado o teste t-student, tendo p<0,05 como nível de significância para I.C. de 95%. Resultados: Durante o período estudado não houve diferença no ganho ponderal entre os grupos analisados. As ratas alimentadas com dieta de cafeteria apresentaram consumo alimentar reduzido (p≤ 0,05). Os animais do grupo teste apresentaram maior taxa de remoção da glicose sérica quando comparado ao grupo controle (p≤ 0,05). Não houve alteração do perfil lipídico entre os grupos. Conclusão: Os resultados sugerem que a exposição materna a dieta de cafeteria durante a gestação e lactação pode promover alterações em parâmetros glicêmicos em ratas.
Palavras-chave: Gestação;
Lactação;
Dieta de cafeteria;
Parâmetros glicêmicos;
Perfil lipídico.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10447
Data do documento: 7-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Graciele Morais.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.