Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10389
Tipo: Dissertação
Título: Distribuição de cepas de Mycobacterium tuberculosis no espaço urbano de Salvador: contribuições à epidemiologia.
Autor(es): Nery, Joilda Silva
Autor(es): Nery, Joilda Silva
Abstract: A utilização de técnicas para genotipagem de Mycobacterium tuberculosis possibilita um melhor entendimento da dinâmica de transmissão da tuberculose. Entretanto, há carência de investigações com esta abordagem no município de Salvador (BA), a fim de elucidar aspectos relacionados à ocorrência e manutenção da doença. Foi realizado um estudo transversal de base populacional para caracterizar e descrever a distribuição espacial de cepas de M. tuberculosis isoladas de casos bacilíferos residentes no município entre agosto de 2008 e dezembro de 2009. A captação dos dados sóciodemográficos foi realizada com a aplicação de questionário e amostras clínicas foram coletadas para isolamento do M. tuberculosis e enotipagem por RFLP IS6110 e spoligotyping. Um total de 326 casos foi analisado e 70 isolados (23,3%) formaram 27 clusters, enquanto 230 (76,7%) apresentaram perfis únicos. Alguns casos em cluster apresentaram diagnósticos realizados em meses subseqüentes e muitos clusters foram compostos por residentes em bairros limítrofes ou próximos e nos mesmos distritos sanitários. O 9° DS Cabula/Beiru apresentou a maior proporção de casos em cluster (34%), com associação estatisticamente significante em residir neste DS e cluster (RP = 1,61; IC 95%: 1,03 – 2,52). Sete famílias de M. tuberculosis foram identificadas: LAM (50,6%), Haarlem (10,7%), T (8,6%), X (7,4%), U (4,6%), S (0,3%) e EAI (0,3%), 57 (17,5%) isolados não puderam ser classificadas em famílias utilizando a base de dados SpolDB4. Observou-se um padrão diversificado na distribuição dos perfis genéticos de M. tuberculosis nos DS de Salvador, com maior concentração de casos nos bairros periféricos da cidade. Os dados apresentam um panorama preliminar sendo de interesse para a compreensão da epidemiologia da tuberculose. Concluímos que em Salvador há predomínio de uma população geneticamente diversificada de M. tuberculosis com circulação diferencial dos perfis e famílias genéticas nos diferentes espaços, indicando transmissão ativa de determinados perfis em áreas específicas. Sugere-se a realização de análise espacial mais refinada, com a integração de metodologias e dados de genotipagem e georeferenciamento.
Palavras-chave: Tuberculose
Mycobacterium tuberculosis
Genética
Genotipagem
Distrito sanitário
Tuberculosis
Genotyping
Spatial distribuition
Saude Publica
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10389
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
88888888888888888.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.