Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10369
Tipo: Dissertação
Título: Perfil epidemiológico dos usuários atendidos em um centro de testagem e aconselhamento em HIV/AIDS do Estado da Bahia
Autor(es): Jesus, Joselina Soeiro de
Autor(es): Jesus, Joselina Soeiro de
Abstract: Esta dissertação estrutura-se a partir de reflexões oriundas da vivência da autora, ao longo de dez anos, enquanto profissional da área de saúde em um dos Centros de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids ? CTA, sediado em Salvador e pioneiro no Estado da Bahia, tendo participado de sua implantação. Consta de uma parte introdutória, onde é contextualizada a epidemia de Aids no mundo e no Brasil, enquanto um importante problema de saúde pública e com grande impacto social, circunscrevendo-se, neste contexto, os CTAs como uma nova modalidade de serviço de saúde e um espaço que integra a prevenção e assistência. Segue-se a essa introdução, o desenvolvimento de dois artigos que se embasam no método epidemiológico de investigação científica, e foram estruturados de modo a responder a pergunta de investigação que norteou este trabalho: Qual o perfil epidemiológico dos usuários atendidos em um Centro de Testagem e Aconselhamento? No Artigo 1 intitulado ? Perfil sócio-demográfico, comportamental e sorológico de homens e mulheres atendidos em um Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids do Estado da Bahia, busca-se caracterizar a população de estudo no que concerne a variáveis selecionadas, seguida da descrição do padrão de ocorrência da soropositividade para o HIV. No Artigo 2 intitulado ?Escolaridade e a Infecção pelo HIV ? Um Estudo entre os Usuários Atendidos em um Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids do Estado da Bahia, investiga-se, especificamente, a associação entre o nível de escolaridade e a soropositividade para o HIV, buscando situar a importância do grau de instrução no contexto de disseminação da epidemia de Aids. A dissertação é finalizada com algumas considerações gerais e apresenta como perspectiva contribuir para realimentar as ações desenvolvidas em CTA, tendo em vista atender de forma mais conseqüente a sua população alvo e oferecer subsídios para a implementação de políticas públicas mais eficiente no enfrentamento de questões decorrentes da Aids.
Palavras-chave: perfil epidemiológico
Saude publica
HIV/Aids
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10369
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1111.pdf272,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.