Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10232
Tipo: Dissertação
Título: “A AIDS ta no babado”: concepções de risco e prevenção frente a epidemia do HIV/AIDS entre homossexuais da zona urbana de Senhor do Bonfim
Autor(es): Costa, José Hermogenes Moura da
Autor(es): Costa, José Hermogenes Moura da
Abstract: Considerando o quadro de retomada ou estabilização do risco de infecção pelo HIV entre homens que fazem sexo com outros homens, e o concomitante processo de interiorização da epidemia da AIDS, o estudo pretendeu a problematização dos modos como os homossexuais de Senhor do Bonfim se orientam nas situações de interação sexual frente a epidemia. As noções êmicas de risco e prevenção são categorias chave. Os contextos e configurações das interações sexuais proporcionam a constituição de modalidades de prevenção muito próprias, atestando o quanto questões que envolvem o risco e a prevenção são concebidas sócioculturalmente uma vez que são negociadas nas diversas situações em que os sujeitos se engajam em relações sexuais. A prevenção é tomada enquanto uma construção cultural, portanto, não podendo ser estudada senão sob a visão do conjunto das representações da doença, do corpo, da infelicidade e do mundo no qual os indivíduos estão inseridos. Assim, a vivência do risco e mesmo a sua percepção não se restringem ao universo individual, ao contrário, o comportamento de risco é percebido e negociado na rede de relações sociais. Em última instância, ele é fruto das interações sociais.
Palavras-chave: Homossexualidade
HIV
Sindrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS)
Risco
Prevenção
Homosexuality
Syndrome of Acquired Imunodeficiência (AIDS)
Risk
Prevention
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10232
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Hermogenes Costaseg.pdf568,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.