DSpace

RI UFBA >
Instituto de Química >
Programa de Pós-Graduação em Química >
Teses de Doutorado (POSQUIMICA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10057

Title: Estudo das atividades antimicrobianas dos extratos dos fungos Moniliophthora perniciosa, Phytophthora palmivora, Trichoderma stromaticum e Xylaria spp., e estudo químico de exemplares de Xylaria spp.
Authors: Guedes, Vanessa Rodrigues
???metadata.dc.contributor.advisor???: Cruz, Frederico Guare
Keywords: Fungos patogênicos;Xylaria;Atividade antimicrobiana;Metabólitos microbianos;Pathogenic fungi;Antimicrobial activity;Microbial metabolites
Issue Date: 2011
Abstract: Este trabalho descreve o estudo da atividade antimicrobiana dos extratos e frações obtidos de duas espécies patogênicas ao cacaueiro (Theobroma cacao L.): Moniliophthora perniciosa (vassoura-de-bruxa) e Phytophthora palmivora (podridão parda), além de três espécies antagonistas ao fungo M. perniciosa, sendo elas: Trichoderma stromaticum e dois isolados não identificados pertencentes ao gênero Xylaria que foram nomeadas como Xylaria sp1 e Xylaria sp2. Os extratos e frações estudados foram obtidos a partir do cultivo destas espécies em diferentes meios: líquidos (batata-dextrose, cenoura-dextrose, malte a 2% e Czapek) e sólido (arroz). Neste trabalho, também foi traçado o perfil dos extratos e frações dos fungos na produção de metabólitos secundários, através dos deslocamentos químicos apresentados nos espectros de RMN de 1H e, ainda, foi verificado qual deles se mostrou mais promissor na produção de diferentes metabólitos quando cultivado em diversos meios. Dos extratos em acetato de etila (batata-dextrose) e em metanol (arroz) do fungo Xylaria sp1 foram feitos isolamento, identificação e/ou determinação estrutural de sete metabólitos, através de fracionamentos cromatográficos, utilizando sílica gel e sephadex LH-20 como fase estacionária, e misturas de solventes orgânicos como fase móvel. Desta forma, foram isolados os esteróides: peróxido de ergosterol e ergosterol; dois derivados piridínicos: 3-piridina metanol, o qual seus dados de RMN de 1H e 13C estão sendo relatados pela primeira vez, e o 3-piridina etanol, inédito como produto de origem natural, além de três novos metabólitos secundários, sendo duas lactonas e um ácido carboxílico. As substâncias foram identificadas através das análises de seus espectros de ressonância magnética nuclear de 1H e 13C uni e bidimensionais, por espectrometria de massas e por espectrometria no infravermelho.
Description: 274f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10057
Appears in Collections:Teses de Doutorado (POSQUIMICA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Vanessa R Guedes.pdfDocumento principal22.98 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA