Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10031
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo teórico sobre o risco e racionamento de crédito e o papel dos bancos no sistema financeiro internacional
Autor(es): Moreira, Yuri Oliveira
Autor(es): Moreira, Yuri Oliveira
Abstract: Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar o risco e racionamento de crédito no mercado financeiro, notadamente no que se refere o papel do banco como intermediário das operações de crédito. Para tanto, são analisadas as contribuições de H. Minsky e J. Stiglit para o tema em consideração. Neste contexto, iremos verificar que o risco pode ser diferenciado em dois tipos: risco do investidor ou tomador de empréstimo e risco do emprestador. A decisão de investir contempla outros elementos estreitamente relacionados como o crédito e a incerteza. Nesse conjunto do mercado financeiro ocorre situação em que emprestadores não ofertam crédito ainda que haja tomadores dispostos a pagar juros acima das taxas de mercado,configurando um estado de racionamento de crédito. No segundo momento aborda-se o papel dos bancos no sistema financeiro internacional.
Palavras-chave: Empréstimo bancário – Risco
Bancos
Mercado financeiro
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10031
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YURI OLIVEIRA MOREIRA.pdf423,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.