Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10021
Tipo: Dissertação
Título: Cinética e dinâmica molecular do processo de dispersão bidimensional em sistemas de injeção em fluxo (FI):construção e validação de um aparato experimental.
Autor(es): Watanabe, Yuji Nascimento
Autor(es): Watanabe, Yuji Nascimento
Abstract: Este trabalho é constituído de três etapas, a saber: · planejamento e construção de um aparato experimental para medidas de fluorescência total (LIF) e depolarização fluorescente (PLF) em sistema de injeção em fluxo (FI); testes operacionais visando otimizar parâmetros experimentais; avaliação fotoquímica/fotofísica da cinética e dinâmica molecular duma reação química em FI. O aparato experimental automatizado é constituído de um sistema de detecção de fluorescência, um sistema FI e um sistema ótico. Permite a aquisição com alta resolução espacial (20mm) de perfis de distribuição de concentração (LIF) e de orientação molecular vertical e horizontal (PLF) em função do tempo de transporte do fluxo. Os perfis interpolados em mapas bidimensionais fornecem informações sobre a cinética e a dinâmica molecular dos processos de dispersão axial e radial de amostras em fluxo carregador. Foram medidas tensões interfaciais estáticas, pelo método do ângulo de contato, para escolher a constituição química do percurso analítico e minimizar a sua influência na cinética e na dinâmica molecular de dispersão. Foi determinada a influência da aceleração gravitacional e do número de injeções por período de amostragem, dentre outros parâmetros usuais, no processo de dispersão.Observou-se a existência de padrões de dispersão diferenciados para a Rodamina B (RB) a depender da sua orientação espacial. Isto foi atribuído ao grupo benzóico perpendicular ao grupo xantênico e comprovado pela utilização da Rodamina 6G (R6G) sob as mesmas condições. A contribuição da cinética e da dinâmica moleculares de dispersão no rendimento de uma reaçãoquímica em fluxo foi avaliado com adição de Ca(II), um agente supressor da fluorescência da RB.
Palavras-chave: Físico-Química
Alinhamento Intermolecular
Fluorescência induzida por laser
Polarização
Anisotropia
Dispersão
Intermolecular alignment
Laser induced fluorescence
Polarization anisotropy
Dispersion
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10021
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yuji Watanabe.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.