Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10002
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da tensão interfacial dinâmica em revestimentos epóxi do tipo DGEBA modificada com agentes de cura à base de amina
Autor(es): Friedrich, Leila Augusta
Autor(es): Friedrich, Leila Augusta
Abstract: As tubulações de aço carbono, para a produção e transporte de produtos químicos, apresentam limitações como resistência à ação da corrosão, sob ação do calor, causando desgaste. Por esse motivo se faz o uso de revestimentos que reduzem o contato da superfície com o meio corrosivo. No entanto, os revestimentos usados para o escoamento de fluídos têm ainda que apresentar uma menor interação com a superfície, uma menor tensão interfacial. Uma grande aplicação destes revestimentos é em dutos de petróleo, devido às obstruções ocasionadas à medida que o óleo escoa através do duto, pois este perde calor para o meio e conseqüentemente se dá à deposição de compostos parafínicos. Análises destes revestimentos com a técnica PLF-FI são de suma importância para avaliar a tensão interfacial dinâmica, pois esta técnica difere das tradicionais para a caracterização da superfície, por ser um método não destrutível e dinâmico. Para a confecção das amostras alguns tempos e temperaturas de cura foram aplicados. Neste presente trabalho, avaliamos quais as superfícies apresentam menor molhabilidade sob condições de fluxo com a superfície, visando um menor número de ocorrências de obstruções das tubulações e paradas para manutenções. Os valores de polarização máxima são verificados para as amostras curadas numa faixa de temperatura entre 120°C a 140°C e tempos de 6 a 10 horas, e sendo estes as variáveis de processo mais indicadas para a produção em alta escala. O presente trabalho foi organizado em 5 capítulos, apresentando-se no Capítulo 1 uma introdução do estudo realizado para a otimização do processo de cura em resinas epóxi modificada com agentes de cura a base de amina. No capítulo 2, apresenta-se uma revisão das tubulações, resina epóxi, a composição, e a cura dos revestimentos. No 12 capítulo 3, revisam-se as técnicas de análises e descrevem-se todas as técnicas experimentais realizadas. No capítulo 4, discutem-se os resultados adquiridos pelas técnicas utilizadas. No capítulo 5, relatam-se as conclusões deste trabalho.
Palavras-chave: Físico-química
Polimeros
Tecnica PLF-FI
Tensão interfacial
Termofixos
Interface sólido-líquido
Polymers
Technique PLF-FI
Interfacial tension
Thermosets
Solid-liquid interface
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10002
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Friedrich.pdf923,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.