Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9888
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reducionismo da política monetária ante a globalização financeira: uma análise crítica da experiência brasileira a partir da década 1990
Autor(es): Batista, Diego Rocha
Autor(es): Batista, Diego Rocha
Abstract: A globalização vem tomando uma conotação diferente, no sentido de que a dimensão financeira não só cresce mais rapidamente que o setor produtivo, mas principalmente porque impõe uma subordinação sobre as demais esferas, estabelecendo uma verdadeira “ditadura dos mercados”. A liberalização financeira dos fluxos de capitais vem se mostrando extremamente nociva à autonomia das políticas nacionais, à medida que reduz a soberania dos governos. O presente trabalho tem como objetivo investigar a partir de uma análise crítica, a experiência brasileira na globalização financeira, passando pela década de 1990 até o final do segundo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Partimos de uma reflexão teórica constituída por um quadro referencial em torno das idéias de Keynes e dos póskeynesianos, visando responder ao seguinte problema: em que medida a inserção da economia brasileira no processo de globalização financeira, a partir do Plano Real, resultou para o governo FHC numa perda de graus de liberdade no que tange à condução política monetária, notadamente a manipulação da taxa de juros.
Palavras-chave: Globalização financeira
Liberalização financeira
Política monetária
Plano real
Pós-keynesiano
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9888
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO ROCHA BATISTA.pdf373,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.