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Tipo: Tese
Título: Cognição coreográfica: investigações sobre a habilidade da memória do movimento
Autor(es): Wachowicz, Fátima
Autor(es): Wachowicz, Fátima
Abstract: Esta pesquisa se propõe a investigar a relevância dos conceitos da psicologia cognitiva, visando a compreenção da aquisição, armazenamento, transformação e utilização do conhecimento e das habilidades existentes por trás dos processos de criação, percepção e execução da dança. Sugere-se que tais processos cognitivos estão relacionados aos estudios de dança contemporânea, onde o conhecimento das funções corporais e as possibilidades de desenvolvimento da dança tem sido aplicados em trabalhos artísticos e educacionais. Sugere-se ainda, que a comunicação não-verbal é um extenso campo interdisciplinar e constitui um dos principais aspectos do aprendizado humano, uma vez que as pessoas aprendem através dos movimentos. O sistema sensório-motor quando ativado pelas conexões sinápticas e vias neurais pode ser a fonte de emoções e cognição, através das quais é possivel produzir uma efetiva comunicação. As conexões estabelecidas entre cognição postural e memorização do movimento motivaram a investigação da interação entre equilíbrio e memória de curto prazo para movimentos simples, seguindo abordagem proposta por Kerr, Condon and McDonald (1985), Smyth (1988;1990), and Balasubramaniam and Wing (2002). Dois experimentos foram realizados com 120 participantes, nos quais haviam grupos com pouco treinamento de dança, grupos com treinamento moderado e um grupo de dançarinos experts. A partir da hipótese de que os sistemas visual, somatossensório e vestibular são essenciais para o equilíbrio, supôs-se que quando os participantes estivessem de pé, na Posição Tandem Romberg (de relativo desequilíbrio), onde um dos dispositivos do equilíbrio do corpo estivesse interrompido, isto reduziria, mas não impediria completamente a memoria de curto prazo de movimento. Os resultados sugeriram que a interrupção do equilíbrio tanto na codificação quanto na recuperação prejudicaram a memória dos movimentos. A estabilidade postural utiliza recursos cognitivos e quando a estabilidade é interrompida, restam poucos recursos disponíveis para tarefas simultâneas da memória.
Palavras-chave: Dança
Psicologia cognitiva
Memória
Estabilidade postural
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9639
Data do documento: 2009
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