https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9352
Título : | Bondes versus automóveis: um approach radical |
Autor : | Almeida, Fernando Henrique Bomfim de |
metadata.dc.creator: | Almeida, Fernando Henrique Bomfim de |
Resumen : | Este trabalho monográfico propõe-se a descrever o processo histórico de crescimento do transporte individual/particular e o declínio do transporte público sobre trilhos, no Brasil, tendo como perspectiva uma abordagem interdisciplinar na análise do transporte urbano. Deste modo, tenta-se reconstituir o processo político subjacente à introdução da tecnologia ferroviária, bonde, no espaço urbano até a sua substituição pela tecnologia rodoviária, automóvel, comumente associada a uma imagem de modernidade e progresso. Descreve-se que a introdução de uma dada tecnologia de transporte se associa a distintos padrões de acumulação de capital e resulta de conflitos, entre interesses econômicos opostos, que ocorrem dentro da própria classe capitalista com o objetivo de influenciar as políticas públicas de transporte no âmbito do Estado, tornando hegemônica no espaço urbano a tecnologia associada ao grupo econômico politicamente dominante. Esta dinâmica, vinculada aos países centrais do sistema econômico capitalista, repercute-se nos países periféricos e dependentes do sistema, adaptando-se as suas condições internas. O crescimento do transporte individual e o declínio do transporte público é um fenômeno do capitalismo contemporâneo e provoca uma motorização/rodoviarização das sociedades. O domínio dos automóveis no espaço urbano brasileiro é descrito dentro da perspectiva histórica. |
Palabras clave : | Transporte urbano Transporte coletivo |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9352 |
Fecha de publicación : | 2011 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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