Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Peñaranda, Mario Enrique Ulloa | - |
dc.contributor.author | Santos, Cristiano Sousa dos | - |
dc.creator | Santos, Cristiano Sousa dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:18:54Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9118 | - |
dc.description | 99 f.:il | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre procedimentos de dedilhados e interpretação musical de violonistas. A partir da idéia de que o instrumentista é um criador que maneja ferramentas para a sua produção – tais como timbre, dinâmica, articulação, tempo e técnica instrumental – demonstramos que as escolhas dos procedimentos de digitação atuam como um fator expressivo da individualidade de cada violonista. Nossa pesquisa foi direcionada à análise e elaboração de dedilhados na Aquarelle para violão solo, composta por Sérgio Assad (1988). Analisamos e comparamos as digitações de mão esquerda elaboradas pelo próprio compositor da peça com nossas propostas de dedilhados; devido à falta de dedilhados de mão direita na edição da peça, foi impossível comparar nossas propostas com as digitações de mão direita do compositor. Entretanto, utilizamos as gravações de Eduardo Isaac e Aliéksey Vianna como parâmetros para a comparação de mudança de timbres nos dedilhados de mão direita. Como resultado de nossa pesquisa, encontramos inter-relações entre procedimentos técnicos de performance violonística, já estabelecidos na bibliografia, e a elaboração e análise de digitações; criamos novos termos operacionais de dedilhados; indicamos diretrizes para a elaboração de dedilhados; relacionamos técnicas de dedilhados com seu resultado sonoro; e relacionamos as digitações de mão esquerda às digitações de mão direita. Nossa investigação revelou que é possível encontrar, mesmo em peças de execução complexa, dedilhados diversos para ambas as mãos. Observamos também que o processo de dedilhados descrito nesta dissertação pode ser útil na performance de outras peças do repertório violonístico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aquarelle | pt_BR |
dc.subject | Sérgio Assad | pt_BR |
dc.subject | fingering | pt_BR |
dc.subject | guitar | pt_BR |
dc.subject | musical interpretation | pt_BR |
dc.subject | dedilhados | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | digitação | pt_BR |
dc.subject | interpretação musical | pt_BR |
dc.subject | violão | pt_BR |
dc.title | Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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