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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9118
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeñaranda, Mario Enrique Ulloa-
dc.contributor.authorSantos, Cristiano Sousa dos-
dc.creatorSantos, Cristiano Sousa dos-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:18:54Z-
dc.date.available2013-03-22T14:18:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9118-
dc.description99 f.:ilpt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre procedimentos de dedilhados e interpretação musical de violonistas. A partir da idéia de que o instrumentista é um criador que maneja ferramentas para a sua produção – tais como timbre, dinâmica, articulação, tempo e técnica instrumental – demonstramos que as escolhas dos procedimentos de digitação atuam como um fator expressivo da individualidade de cada violonista. Nossa pesquisa foi direcionada à análise e elaboração de dedilhados na Aquarelle para violão solo, composta por Sérgio Assad (1988). Analisamos e comparamos as digitações de mão esquerda elaboradas pelo próprio compositor da peça com nossas propostas de dedilhados; devido à falta de dedilhados de mão direita na edição da peça, foi impossível comparar nossas propostas com as digitações de mão direita do compositor. Entretanto, utilizamos as gravações de Eduardo Isaac e Aliéksey Vianna como parâmetros para a comparação de mudança de timbres nos dedilhados de mão direita. Como resultado de nossa pesquisa, encontramos inter-relações entre procedimentos técnicos de performance violonística, já estabelecidos na bibliografia, e a elaboração e análise de digitações; criamos novos termos operacionais de dedilhados; indicamos diretrizes para a elaboração de dedilhados; relacionamos técnicas de dedilhados com seu resultado sonoro; e relacionamos as digitações de mão esquerda às digitações de mão direita. Nossa investigação revelou que é possível encontrar, mesmo em peças de execução complexa, dedilhados diversos para ambas as mãos. Observamos também que o processo de dedilhados descrito nesta dissertação pode ser útil na performance de outras peças do repertório violonístico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAquarellept_BR
dc.subjectSérgio Assadpt_BR
dc.subjectfingeringpt_BR
dc.subjectguitarpt_BR
dc.subjectmusical interpretationpt_BR
dc.subjectdedilhadospt_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.subjectdigitaçãopt_BR
dc.subjectinterpretação musicalpt_BR
dc.subjectviolãopt_BR
dc.titleProcesso de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assadpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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