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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8697
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Isabelle Cordeiro-
dc.contributor.authorBorges, Luciane-
dc.creatorBorges, Luciane-
dc.date.accessioned2013-02-26T17:29:07Z-
dc.date.available2013-02-26T17:29:07Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8697-
dc.description.abstractEste estudo consiste em fomentar uma análise crítico reflexiva acerca do aprendizado da prática do balé clássico no âmbito educacional privado, através de parcerias entre escolas privadas e academias de balé de Salvador. Buscou-se promover uma discussão crítica sobre o aprendizado de um modelo de dança com conteúdos pré-estabelecidos. Viu-se que a dança no contexto da escola privada não está sendo tratada de acordo com o que promulgam os PCNs/ Arte (1998), que enfatizam os conteúdos a apresentar pressupostos éticos, estéticos e políticos na formação do cidadão. Para a pesquisa foram selecionadas cinco escolas privadas que fazem parceria com academias de balé, no intuito de se analisar o porquê do balé clássico permanece sendo a prática de dança preterida nesse contexto. Assim, refletiu-se a possibilidade de propostas de dança que trabalhem aspectos criativos e transformadores, não atrelados a uma lógica de certezas, mas centrada no aluno, partícipe do seu processo de construção de conhecimento. Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, foram consultados vários autores e textos, dentre os quais vale destacar as ideias de corpo/sujeito encarnado de Denise Najmanovich (2001); a teoria de corpomídia de Helena Katz (2005); a noção de educação problematizadora defendida por Paulo Freire (2010), assim como os estudos de Márcia Strazzacappa e Carla Morandi (2006), e Isabel Marques (1996; 2003); a teoria da complexidade desenvolvida por Edgar Morin (2002) e Pedro Demo (2002) e o conceito de autonomia de multidão apresentado por Isabelle Nogueira (2008). Nas conclusões desta análise, apresenta-se a noção de aprendizagem de dança como processo, investigação e experiência resultantes de trocas ininterruptas entre corpo/ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAcademias de balépt_BR
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.titleO ensino da dança na escola formal: uma análise de inserção das academias de balé privadas de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubPrograma de Pós Graduação em Dança-Escola de Dançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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