Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da | - |
dc.contributor.author | Fróes, Elane Baqueiro | - |
dc.creator | Fróes, Elane Baqueiro | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T18:48:44Z | - |
dc.date.available | 2013-01-23T18:48:44Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8085 | - |
dc.description | p. 1 - 129 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo identificar os tipos de estratégias adotados pelas
empresas finalistas do Prêmio Realce Empresarial, versão 2007. A metodologia
utilizada para avaliar a adoção de estratégias envolve abordagem teórica e estudo
empírico. Após as análises teóricas, optou-se pela adoção do modelo de análise
proposto por Miles e Snow (1978), para classificar a opção estratégica identificada
nos empresários, pois esta taxonomia se mostra mais adequada às especificidades
das micro e pequenas empresas. O modelo relaciona estratégia, estrutura e
ambiente e classifica as empresas de acordo com a postura da empresa em relação
ao seu ambiente, podendo optar pela estratégia prospectora, defensiva, analítica ou
reativa. A partir deste modelo, foi realizada a coleta de dados junto a empresas
finalistas do Prêmio Realce Empresarial, versão 2007, com base em técnicas de
pesquisa qualitativa e quantitativa. Este estudo concluiu que os quatro tipos
estratégicos são encontrados, tendo igual incidência para as estratégias
prospectora, analítica e reativa. A estratégia defensiva foi a menos adotada pelas
empresas pesquisadas. Acredita-se que a adoção da estratégia prospectora
diferencia as empresas, conferindo-lhes maior competitividade e longevidade,
preocupação constante num cenário de alta mortalidade precoce de empresas,
principalmente de pequeno porte. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/elane_baqueiro_froes.pdf | pt_BR |
dc.subject | estratégia | pt_BR |
dc.subject | micro e pequena empresa | pt_BR |
dc.subject | competitividade | pt_BR |
dc.subject | empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | strategy | pt_BR |
dc.subject | small enterprises | pt_BR |
dc.subject | competitiveness | pt_BR |
dc.subject | entrepreneurship | pt_BR |
dc.title | Estratégia em micro e pequenas empresas: um estudo das empresas finalistas do prêmio realce empresarial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|