Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Adriana Bittencourt-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Iara Cerqueira Linhares de-
dc.creatorAlbuquerque, Iara Cerqueira Linhares de-
dc.date.accessioned2013-01-23T15:20:15Z-
dc.date.available2013-01-23T15:20:15Z-
dc.date.issued2013-01-23-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8074-
dc.description.abstractEstratégias coreográficas no processo artístico de Marcelo Evelin é o tema central dessa dissertação. Para tal, embasa-se em análises e reflexões sobre a operacionalidade do corpo e da dança abstraindo-se de um pensamento dualista. A pesquisa apresenta os processos que envolvem criação compartilhada nos processos criativos em dança como pressuposto necessário de inúmeras possibilidades e resultantes de contaminações e trás a hipótese no exercício de demonstração/observação de como arte e ciência dialogam concomitantemente. Um estudo construído e reflexivo sobre os modos de construção da dança que indica a relação simultânea entre fazer e aprender/fazendo. Um exercício que se organiza a partir da dança que se vê que se ouve e que se fala. Para elucidar os modos de organização de diversas informações em dança selecionou-se: Mini-residência: Itens de Primeira Necessidade, MONO, BULL DANCING, CARTAS DE AMOR e A MULHER GORILA. A investigação desse objeto é construída a partir do conceito de co-evolução (Richard Dawkins) em diálogos com a neurociência (Antônio Damásio) que esclarecem a funcionalidade e os procedimentos da natureza do corpo agregando a noção de sistema dinâmico (Jorge Albuquerque). Na continuidade desse diálogo agregam-se teóricos da Dança a exemplo de KATZ, GRIENER. As pesquisadoras Adriana Bittencourt Machado (2001, 2007) e Fabiana Brito (2008) aproximaram a teoria/criação promovendo entendimentos entre diferentes modos de entender/dialogar a dança e o corpo que dança.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDualistapt_BR
dc.subjectAprender/fazendopt_BR
dc.subjectSistemapt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS COREOGRÁFICAS NO PROCESSO ARTÍSTICO DE MARCELO EVELINpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA- ESCOLA DE DANÇApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEXTO FINAL[1].pdf995,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.