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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8071
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Critérios diagnósticos para transtorno bipolar na infância e na adolescência - uma revisão sistemática
Autor : Novaes, Maryana Dias
metadata.dc.creator: Novaes, Maryana Dias
Resumen : Nos últimos anos tem sido crescente o interesse dos especialistas em transtorno bipolar pediátrico (TBP) pois hoje sabese que muitos adultos apresentam o início na infância e na adolescência. Atualmente, as discussões concentram-se sobre os recursos e instrumentos para diagnosticá-lo e tratá-lo, devido às diferenças na apresentação da doença nessa faixa etária, quando comparada a indivíduos adultos, e a dificuldade das crianças em definirem os sintomas. Objetivo: abordar os critérios diagnósticos mais utilizados atualmente para TBP. Metodologia: revisão da literatura, através de buscas no MEDLINE. Em seguida, foi feita análise dos artigos encontrados, com foco nos critérios e instrumentos utilizados como apoio diagnóstico de TBP. Resultados: dos 27 artigos estudados, apenas um artigo não utilizou o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Quarta edição, Revisão de Texto) (DSM-IV-TR) como critério diagnóstico. Dentre os instrumentos de apoio a diagnóstico, os mais utilizados foram Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children- Present and Lifetime Version (KSADS-PL), Washington University in St. Louis Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia (WASH-U-KSADS), Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia Epidemiological Version (KSADS-E), Children's Global Assessment Scale (C-GAS), nessa ordem de frequência. Notou-se que a maior porcentagem de instrumentos inclui irritabilidade, necessidade diminuída de sono e ciclagem rápida como temas importantes para serem questionados, pontos que, apesar da prevalência como queixas da apresentação pediátrica, não são inclusos no DSM-IV. Mesmo com aumento de adaptações desses instrumentos à realidade brasileira, ainda é pequena a porcentagem dos que foram validados, dificultando o diagnóstico. Conclusão: Com disponibilidade de um maior número de instrumentos de qualidade em nosso meio, constituirá um passo fundamental para a identificação dos problemas de saúde mental infantil mais frequentes e de seus fatores de risco, permitindo o melhor planejamento das políticas de saúde mental na infância e a avaliação das intervenções e tratamentos oferecidos, refletindo em qualidade de vida, com menos sofrimento, para os acometidos, diagnósticos cada vez mais precoces, melhorando o resultado da terapêutica, e menos prejuízo cognitivo e social. Com este estudo, foi notada a necessidade da revisão dos critérios diagnósticos determinados pelo DSM-IV e pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e a importância dos profissionais não se aterem apenas a eles, mas também utilizarem de outros meios para a abordagem de TBP.
Palabras clave : Transtorno bipolar
Criança
Adolescente
Psiquiatria
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8071
Fecha de publicación : 23-ene-2013
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

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