Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalacios, Marcos-
dc.contributor.authorMarques, Alberto-
dc.creatorMarques, Alberto-
dc.date.accessioned2013-01-21T13:43:23Z-
dc.date.available2013-01-21T13:43:23Z-
dc.date.issued2013-01-21-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8004-
dc.description.abstractObjetivando sistematizar os fatores que levam os blogs corporativos a terem reputação na blogosfera em que estão inseridos, esta pesquisa faz uma revisão de literatura para identificar o estado da arte sobre os blogs em termos conceituais e de desenvolvimento e debruça-se sobre os elementos pertinentes para a construção de um posicionamento dos blogs em termos de visibilidade e autoridade. Refletiu-se sobre as quatro fases evolutivas dos blogs, o que resultou na proposição de uma quinta fase, a móvel, momento em que os blogs estão entrelaçados com as mídias sociais e os dispositivos móveis são utilizados para leitura e atualização das páginas. Esta dissertação usa o estudo de caso por ilustração. Para se buscar uma caracterização e sistematização de estratégias de posicionamento, utilizou-se como instrumento a observação sistemática de um corpus constituído por 25 blogs corporativos de alta reputação. Os blogs foram estudados através da aplicação de um formulário de observação especialmente elaborado para esta finalidade e de entrevistas semiestruturadas com os blogueiros da amostra. Através de uma lista inicial de 330 blogs, integrantes da Wiki Corporativa – a lista mais completa do gênero no Brasil – desenvolveu-se um índice de mensuração de reputação para se chegar a um corpus dos blogs corporativos mais significativos. Com isso, chegou-se a um corpus composto por 25 blogs de maior reputação na blogosfera corporativa brasileira. A construção desse índice e sua problematização é uma das contribuições deste trabalho. Os resultados obtidos indicam que as estratégias e rotinas elencadas na revisão bibliográfica como fundamentais para atingir reputação na blogosfera continuam sendo utilizadas, necessárias e válidas. Contudo, foi possível observar que outros fatores também podem influenciar na construção de reputação. A hipótese principal do trabalho foi parcialmente confirmada: os blogs com alta reputação seguem rotinas e têm práticas semelhantes, contudo, organizações e personalidades na vida offline podem produzir visibilidade e influenciar outros usuários, transferindo autoridade aos espaços usados online por essas ‘celebridades’ e organizações e levando os blogs a um posicionamento de alta reputação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectBlogosferapt_BR
dc.subjectVisibilidadept_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectReputaçãopt_BR
dc.titleVisibilidade e autoridade na blogosfera: uma investigação sobre mecanismos de posicionamento de weblogs com estudo de casos na blogosfera corporativa brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubFACOMpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alberto Marques Silva.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.