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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7715
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Claudio Guimarães-
dc.contributor.authorSimplício, João Paulo dos Santos.-
dc.creatorSimplício, João Paulo dos Santos.-
dc.date.accessioned2012-12-20T21:14:59Z-
dc.date.available2012-12-20T21:14:59Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7715-
dc.description83 p.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral entender porquê, apesar de existirem ações de incentivo ao desenvolvimento colaborativo de sistemas corporativos Web na FIOCRUZ, tal prática não é adotada de forma geral e sistemática pelos integrantes da Organização. Como objetivos específicos estudou-se a importância da aprendizagem organizacional numa organização pública federal que lida com a geração de conhecimento, identificar os possíveis aspectos técnicos, culturais e/ou motivacionais que influenciam no processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de sistemas Web na Organização, e por fim, identificar oportunidades de aplicação de práticas de aprendizagem organizacional no referido processo. Inicialmente, realizou-se um estudo sobre a Aprendizagem Organizacional, na qual identificamos o modelo básico de Argyris e Schön pautado no aprendizado através dos erros, os diferentes níveis de aprendizagem presentes na Organização, e a importância da cultura organizacional em Schein, no processo de aprendizagem. O modelo do referencial teórico da pesquisa é complementado pelos autores Nonaka e Takeuchi, que demostram a institucionalização do conhecimento individual na representação do conhecimento organizacional, e pelas práticas de aprendizagem sugeridas nas disciplinas de Peter Senge. A pesquisa do estudo de caso foi considerada aplicada, com viés qualitativo. O método utilizado foi o indutivo, com a aplicação das seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, análise documental, observação participante e questionário para complementar os dados primários. O resultado da pesquisa demonstrou casos isolados de participação colaborativa na Organização e apontou a importância da participação ativa das lideranças no processo de aprendizagem, uma vez que as equipes necessitam ser motivadas a compartilhar seus conhecimentos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/joao_paulo_dos_santos_simplicio.pdfpt_BR
dc.subjectaprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectcultura organizacionalpt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de sistemas webpt_BR
dc.subjectníveis de aprendizagempt_BR
dc.subjectorganizational learningpt_BR
dc.subjectorganizational culturept_BR
dc.subjectdevelopment of web systemspt_BR
dc.subjectlevels of learningpt_BR
dc.titleO processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de sistemas web: um estudo de caso da fiocruzpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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