Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43120
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PEDAGOGIA GRIÔ E CULTURA DAS INFÂNCIAS NO ENSINO DE TEATRO: SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO.
Other Titles: GRIÔ PEDAGOGY AND THE CULTURE OF CHILDHOODS IN THE TEACHING OF THEATER: ANCESTRAL KNOWLEDGE AND DECOLONIAL PRACTICES IN EDUCATION.
metadata.dc.creator: Santos, Mateus
metadata.dc.contributor.advisor1: Barreto, Cristiane Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Liz Novais
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, João Victor soares
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo, investiga os entrelaçamentos entre a Pedagogia Griô e a Cultura das Infâncias como práticas metodológicas no ensino de Teatro, na educação básica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com turmas do ensino fundamental I, no Subprojeto Artes/Teatro do Programa Residência Pedagógica, UFBA/CAPES. Com objetivo de compreender como práticas pedagógicas baseadas na oralidade, ancestralidade e ludicidade podem contribuir para uma educação sensível, antirracista e decolonial. Foram utilizadas enquanto procedimentos metodológicos: rodas de conversa, contação de histórias, jogos teatrais e criações cênicas coletivas. O referencial teórico inclui Lílian Pacheco (2006), Luiz Rufino (2018), Ailton Krenak (2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021), Lydia Hortélio (2021), Marina Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira Rêgo (2024), Tássio Ferreira (2019), dentre outros. Os resultados indicam que o ensino de Teatro, quando articulado às pedagogias da escuta e da infância, fortalece vínculos e promove transformações significativas no ambiente escolar.
Abstract: This Final Course Work, in article format, investigates the interconnections between Griô Pedagogy and Childhood Culture as methodological practices in the teaching of Theater, in basic education. The research, with a qualitative approach, was developed with elementary school I classes, in the Arts/Theater Subproject of the Pedagogical Residency Program, UFBA/CAPES. The objective was to understand how pedagogical practices based on orality, ancestry and playfulness can contribute to a sensitive, anti-racist and decolonial education. The following methodological procedures were used: conversation circles, storytelling, theater games and collective scenic creations. The theoretical framework includes Lílian Pacheco (2006), Luiz Rufino (2018), Ailton Krenak (2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021), Lydia Hortélio (2021), Marina Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira Rêgo (2024), Tássio Ferreira (2019), among others. The results indicate that the teaching of Theater, when articulated with the pedagogies of listening and childhood, strengthens bonds and promotes significant transformations in the school environment.
Keywords: Pedagogia Griô
Cultura das Infâncias
Ensino de Teatro
Oralidade
Decolonialidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43120
Issue Date: 21-Jul-2025
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedagogia Griô e Cultura das Infancias no ensino de Teatro.pdfTrabalho de conclusão de curso669,79 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.