https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
Other Titles: | Soteropoetic: matrix of the carnival theater of Salvador |
metadata.dc.creator: | Passos, Edvard |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mendes, Cleise Furtado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alcântara, Paulo Henrique Correia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Paulo César Miguez de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Serra, Ordep José Trindade |
metadata.dc.contributor.referee4: | Moura, Milton de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Álamo Pimentel Gonçalves da |
metadata.dc.description.resumo: | A tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho. |
Abstract: | The thesis identifies the existence of a poetics - understood as a collective creative process - unique to the city of Salvador, developed and preserved through its cycle of popular festivities, highlighting the characterization of one of its main manifestations: the art of the trio elétrico. It closely examines the impacts of the “trilétrica” revelry on the theatrical practices of the city and identifies key aesthetic principles that defined a prosperous period for Bahian theater at the end of the 20th century. Using the practice-as-research method, these principles are applied in a theatrical experiment that hybridizes theater and carnival in an itinerant musical through the streets of Pelourinho. |
Keywords: | poética cidade do Salvador trielétrica teatro na Bahia carnaval |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870 |
Issue Date: | 29-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Tese (PPGAC) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PASSOS, Edvard. Soteropoética. vol. 1 e 2.pdf | Tese de doutorado de Edvard Passos em dois volumes. | 10,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.