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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39709
Tipo: Dissertação
Título: A relação entre o sistema de avaliação da educação básica e as práticas de avaliação da aprendizagem escolar
Autor(es): Santos, Aleide Macedo da Cruz
Primeiro Orientador: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Esteban, Maria Teresa
metadata.dc.contributor.referee3: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e as práticas avaliativas desenvolvidas nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Salvador. Para atender a tal propósito, dedicamo-nos a investigar a seguinte questão: qual a relação entre os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, enquanto política reguladora, e as práticas avaliativas desenvolvidas nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Salvador? Como base para a fundamentação teórica e analítica deste trabalho, dialogamos com autores/as da área de Avaliação Educacional. Diante do objeto de estudo, utilizamos o método do materialismo histórico-dialético, compreendendo que este possibilita a compreensão da relação investigada a partir do esmiuçamento e análise dos elementos que a compõem e que são, simultaneamente, por ela impactados. A metodologia que adotamos foi a Pesquisa Colaborativa por entender que na construção das informações, a colaboração dos sujeitos é fundamental para compreensão da realidade. Como técnica de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis profissionais (gestoras, coordenadoras e professoras) atuantes em duas escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador. A partir das entrevistas realizamos a Análise de Conteúdos, buscando semelhanças e distanciamentos entre as realidades vividas a partir do conteúdo proveniente das falas das entrevistadas, à luz de inferências, considerando as relações estabelecidas entre as práticas avaliativas e os resultados no exame externo do SAEB. A partir da análise realizada, elencamos as seguintes categorias analíticas: Cultura do Exame, Formação Continuada e Estratégias Pedagógicas. Em conclusão, compreendemos que, a partir dos resultados das provas do SAEB, as escolas têm determinado quais conteúdos serão priorizados em sala e como ocorrerá o processo avaliativo das aprendizagens dos/as estudantes. Contudo, destaca-se que, apesar da ênfase dada aos resultados do SAEB, as educadoras entrevistadas acreditam que as notas dos exames são insuficientes para a compreensão do que o/a estudante sabe ou ainda não sabe. Por fim, entendemos que a escola tem se apropriado dos conteúdos, da estrutura e das concepções do SAEB, de modo estratégico, apoderando-se do que acredita ser contributivo no processo de construção das aprendizagens, mas ao mesmo tempo, reunindo esforços coletivos e formativos em prol de conhecer e alterar a simples transposição desses exames com seus descritores e indicadores. Assim destacamos a construção de um movimento formativo que, apesar de ainda ter resquícios de uma prática examinatória, já é um passo importante rumo à construção de processos avaliativos voltados para as aprendizagens necessárias dos/as sujeitos envolvidos no processo de ensinar-avaliar-aprender.
Abstract: The general objective of this study is to analyze the relationship between the results of the Basic Education Assessment System (SAEB) and the evaluation practices developed in the early years of the Salvador Municipal Education Network. To this end, we investigated the following question: what is the relationship between the results of the Basic Education Assessment System - SAEB, as a regulatory policy, and the assessment practices developed in the early years of the Salvador Municipal Education Network? As a basis for the theoretical and analytical foundation of this work, we dialogued with authors in the field of Educational Assessment. In view of the object of study, we used the method of historical-dialectical materialism, understanding that this makes it possible to understand the relationship being investigated by scrutinizing and analyzing the elements that make it up and that are simultaneously impacted by it. The methodology we adopted was Collaborative Research, as we believe that in the construction of information, the collaboration of the subjects is fundamental to understanding reality. As a data collection technique, we conducted semi-structured interviews with six professionals (managers, coordinators and teachers) working in two schools in the Salvador Municipal Education Network. Based on the interviews, we carried out Content Analysis, looking for similarities and differences between the realities experienced based on the content of the interviewees' statements, in the light of inferences, considering the relationships established between assessment practices and the results of the SAEB external exam. Based on the analysis carried out, we identified the following analytical categories: Exam Culture, Continuing Education and Pedagogical Strategies. In conclusion, we understand that, based on the results of the SAEB tests, schools have determined which content will be prioritized in the classroom and how the process of evaluating students' learning will take place. However, despite the emphasis placed on the SAEB results, the educators interviewed believe that test scores are insufficient to understand what students know or don't know yet. Finally, we understand that the school has strategically appropriated the contents, structure and conceptions of the SAEB, taking hold of what it believes to be contributory to the process of building learning, but at the same time, bringing together collective and training efforts in order to learn about and change the simple transposition of these exams with their descriptors and indicators. In this way, we highlight the construction of a formative movement which, despite still having remnants of an examination practice, is already an important step towards the construction of evaluation processes aimed at the necessary learning of the subjects involved in the teaching-evaluating-learning process.
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
SAEB
Educação básica- Avaliação.
Prática de ensino - Avaliação
Políticas Públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39709
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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