https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38567
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica |
Título(s) alternativo(s): | Child development from a socio-historic perspective |
Autor(es): | Andrade, Juliana Santos |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria Cecília de Paula |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Cleverson Suzart |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
Resumo: | A presente monografia visa indagar sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva sócio histórica. O objetivo deste trabalho é trazer à tona uma reflexão a respeito do referido tema, bem como analisar as implicações deste conhecimento no fazer pedagógico. Inicialmente o caminho delineado foi o de pontuar sobre a concepção do desenvolvimento infantil de alguns pressupostos teóricos, a saber: Piaget, Wallon e Vygotsky. Além disso, estabelecer uma análise crítica dessas abordagens. Optei por dialogar com a perspectiva do desenvolvimento sócio histórico partindo da metodologia materialista histórica dialética para analisar as teorias sobre o desenvolvimento humano, conforme apontado por Frigotto. Desta forma enfatizarei os estudos empreendidos por Vygotsky, especificamente em três obras: Formação Social da Mente; Pensamento e Linguagem e o Desenvolvimento Psicológico na Infância. Cabe ressaltar que este trabalho monográfico é de cunho eminentemente teórico. |
Abstract: | A monographic visa on child development from the main perspective. The present work is to draw the tone one reflection on the theme, and such as theised of knowledge in pedagogical doing. Initially, the outline was a reference point on the infantile design of some theoretical assumptions, a saber: Piaget, Wallon and Vygotsky. In addition, access to criticism is the same. I chose to dialogue with a perspective for the analysis of the theories on human development, as pointed out by Frigotto. In this way, the studies developed by Vygotsky, applied in three works: Social Formation of the Mind; Thought and Language and Psychological Development in Childhood. It should beemphasized that this work is monographic ally eminently theoretical. |
Palavras-chave: | Educação Desenvolvimento Infância Sociointeracionismo |
CNPq: | Ciências humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | ABNT |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38567 |
Data do documento: | 9-Ago-2005 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_2005.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons