Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3848
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalares
Otros títulos : Cadernos CEDES
Autor : Barros, Alessandra Santana Soares e
metadata.dc.creator: Barros, Alessandra Santana Soares e
Resumen : Neste artigo discute-se a capacitação de pedagogos e professores para o trabalho em classes hospitalares a partir da reafirmação do caráter multidisciplinar do campo do conhecimento, de onde emanam as práticas e saberes necessários à formação qualificada destes profissionais. Nesta perspectiva, a proposta apresentada aponta, em especial, a grande proximidade existente entre os desafios da formação de pessoal técnico e de nível médio do setor de saúde e aquele da formação de professores para classes hospitalares. A contribuição específica e inovadora deste artigo está, ainda, na sugestão de uma estratégia de ensino-aprendizagem baseada na utilização de narrativas literárias sobre saúde e doença – as chamadas Narrativas em Medicina. As propostas aqui sugeridas não estão detalhadas operacionalmente. Diga-se, também, que foram pensadas para atender a demandas de educação profissional continuada, ou seja, se prestariam prioritariamente a professoras em serviço, o que não impede, contudo, suas adaptações para os contextos dos cursos superiores de Pedagogia e Licenciaturas.
Palabras clave : Classe hospitalar
Educação profissional em saúde
Currículo
Pedagogia
Hospital school
Professional health education
Curriculum
Pedagogy
Editorial : Centro de Estudos Educação e Sociedade
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3848
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
015. pdf.pdf95,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.