Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3848
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalares |
Other Titles: | Cadernos CEDES |
Authors: | Barros, Alessandra Santana Soares e |
metadata.dc.creator: | Barros, Alessandra Santana Soares e |
Abstract: | Neste artigo discute-se a capacitação de pedagogos e professores para o trabalho em classes hospitalares a partir da reafirmação do caráter multidisciplinar do campo do conhecimento, de onde emanam as práticas e saberes necessários à formação qualificada destes profissionais. Nesta perspectiva, a proposta apresentada aponta, em especial, a grande proximidade existente entre os desafios da formação de pessoal técnico e de nível médio do setor de saúde e aquele da formação de professores para classes hospitalares. A contribuição específica e inovadora deste artigo está, ainda, na sugestão de uma estratégia de ensino-aprendizagem baseada na utilização de narrativas literárias sobre saúde e doença – as chamadas Narrativas em Medicina. As propostas aqui sugeridas não estão detalhadas operacionalmente. Diga-se, também, que foram pensadas para atender a demandas de educação profissional continuada, ou seja, se prestariam prioritariamente a professoras em serviço, o que não impede, contudo, suas adaptações para os contextos dos cursos superiores de Pedagogia e Licenciaturas. |
Keywords: | Classe hospitalar Educação profissional em saúde Currículo Pedagogia Hospital school Professional health education Curriculum Pedagogy |
Publisher: | Centro de Estudos Educação e Sociedade |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3848 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
015. pdf.pdf | 95,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.