Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38037
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Outramente Paulo: palavra e representação na teoria de Freire |
Other Titles: | Otherwise Paulo: word and representation in Freire´s theory |
metadata.dc.creator: | Silva, Pedro Augusto de Castro Buarque |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Miranda, Neurisângela Maurício dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Rocha, Gabriel Kafure da |
metadata.dc.contributor.referee5: | Kohan, Walter Omar |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo teórico, produzido em formato de multipaper, visou a analisar o conceito de palavra, problematizando sua relação com a ideia clássica de representação, na teoria de Paulo Freire – sobretudo, a partir da Pedagogia do oprimido, bem como de outros escritos que orbitariam em torno da obra ou sobre ela buscariam suporte ou fundamento. Para tanto, recorreu-se a uma interpretação performativa desses textos, método exegético teorizado por Jacques Derrida, que consiste numa interpretação que transforma aquilo mesmo que interpreta. Nesse sentido, em cada um dos ensaios que compõem a presente tese, foi possível desvelar e analisar aporias e aparentes contradições, fazendo delas o fio condutor para a problematização das relações do conceito de palavra, ora com o de práxis, ora com os de ideologia e de realidade, ora com a metáfora da pronúncia do mundo. Isso possibilitou produzir articulações do conceito de palavra com noções como performatividade, real, expressão, rosto, entre outras, bem como uma aproximação do pensamento de Freire com o de filósofos como Jacques Derrida, Judith Butler, Roland Barthes, Alain Badiou, Emmanuel Lévinas etc. Nesse sentido, o estudo, ao interpretar performativamente essas relações mesmas, pôde abrir margem para se pensar outramente a noção de palavra no conjunto do pensamento freireano, trazendo à luz nela potencialidades ainda não exploradas. |
Abstract: | This theoretical study, produced in multipaper format, was aimed at analyzing the concept of word, problematizing its relationship with the classical idea of representation, in Paulo Freire's theory – mainly in Pedagogy of the Oppressed, as well as in other writings that would orbit around it or seek on it support or foundation. For that, a performative interpretation of these texts was used, an exegetical method theorized by Jacques Derrida, which consists of an interpretation that transforms what it interprets. In this sense, in each of the essays that compose this thesis, it was possible to unveil and analyze aporias and apparent contradictions, making them the guiding thread for the problematization of the relationship between the concept of word and that of praxis, or those of ideology and reality, or the metaphor of the pronunciation of the world. This made it possible to produce articulations of the concept of word with notions such as performativity, real, expression, face, among others, as well as an approximation of Freire's thought with that of philosophers such as Jacques Derrida, Judith Butler, Roland Barthes, Alain Badiou, Emmanuel Lévinas, etc. In this sense, the study, interpreting performatively these relations, could open up space for thinking otherwise the notion of word in Freire's thinking as a whole, bringing to light its still unexplored potentialities. |
Keywords: | Paulo Freire Interpretação performativa Palavra Representação Freire, Paulo - 1921-1997 Pesquisa teórica Abordagem filosófica Interpretação (Filosofia) |
metadata.dc.subject.cnpq: | Filosofia da Educação Ciências humanas Educação fundamentos da Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38037 |
Issue Date: | 3-Oct-2023 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedro Augusto de Castro Buarque Silva. TCC - tese.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License