Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Silda Morelli Cristiano-
dc.date.accessioned2023-08-23T17:23:12Z-
dc.date.available2023-08-23T17:23:12Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37712-
dc.description.abstractThis work is a proposal for a pedagogical intervention based on the Flipped Classroom methodology that it was applied in the educational context of the integrated high school course, 4th year of the Technical courses in Fisheries, at the Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Piúma campus. This pedagogical approach allows the student to have contact with the content before the face-to-face class, in which, during the class, practical activities such as problem solving, group discussion, among others, can be carried out. As a methodology, it was based on a bibliographic review and an investigation in the experimental field, where teachers and students could experience the methodology in their educational practice. After applying the methodology, students and teachers evaluated their impressions from a Google Forms questionnaire prepared for each group, where teaching and learning were evaluated. This work points out the potentialities, some of the challenges faced and the opinion of students and teachers in relation to the methodology. It also shows that the Flipped Classroom can contribute to the educational practice and is an aid for the teacher for his methodological organization, as well as for the students' study planning and their interaction and more active participation in the process. However, there are still challenges for its applicability, as teachers highlight as the main difficulty in using the methodology the students' understanding of the functioning of this new teaching modality and their engagement in tasks performed at home. In general, the flipped classroom presents a new horizon to students, who, instead of having their time in the classroom used to expose content, can optimize their time with discussions and clarify their individual doubts for better learning and knowledge construction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectintervençãopt_BR
dc.subjectensino e aprendizadopt_BR
dc.subject.otherFlipped Classroompt_BR
dc.subject.otherinterventionpt_BR
dc.subject.otherteaching and learningpt_BR
dc.titleUso da sala de aula invertida no contexto educacional do Instituto federal do Espírito Santo – Campus Piúmapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Fábio Pessoa-
dc.contributor.referee1Carvalho, Elane Maria Farias de-
dc.contributor.referee2Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.contributor.referee3Vieira, Fábio Pessoa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7352356002472345pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica, com base na metodologia da Sala de Aula Invertida, no contexto educacional do curso de ensino médio integrado, 4º anos dos cursos Técnico em Pesca, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Piúma. Essa abordagem pedagógica permite que o estudante tenha contato com o conteúdo antes da aula presencial, para que, durante a aula, possam se realizar atividades práticas como resolução de problemas, discussão em grupo, dentre outros. Como metodologia, pautou-se em uma revisão bibliográfica e uma investigação no campo experimental, onde professores e estudantes puderam vivenciar a metodologia em sua prática educativa. Após a aplicação da metodologia, estudantes e professores avaliaram suas impressões a partir de um questionário do Google Forms elaborado para cada grupo, onde avaliou-se o ensino e a aprendizagem. Este trabalho aponta as potencialidades, alguns dos desafios enfrentados e a opinião dos estudantes e professores em relação à metodologia. Mostra também que o modelo da Sala de Aula Invertida pode favorecer a prática educativa e é um auxílio para o professor para sua organização metodológica, assim como para o planejamento de estudo dos estudantes e sua interação e participação mais ativa do processo. Contudo, ainda há desafios para a sua aplicabilidade, pois os professores destacam como a principal dificuldade da utilização da metodologia o entendimento por parte dos estudantes a respeito do funcionamento desta nova modalidade de ensino e seu engajamento nas tarefas realizadas em casa. De forma geral, a sala de aula invertida apresenta novo horizonte aos estudantes, que ao invés de terem seu tempo em sala utilizados para exposição de conteúdos, podem otimizar o tempo com discussões e tirar suas dúvidas individuais para um melhor aprendizado e construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Silda Morelli Cristiano Barbosa.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons