Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36542
Tipo: Tese
Título: A espetacularização da privacidade como empreendimento de si: as pedagogias da visibilidade de leitores no Facebook
Autor(es): Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Primeiro Orientador: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Ficoseco, Verónica Sofia
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
metadata.dc.contributor.referee4: Santana, Camila Lima Santana e
metadata.dc.contributor.referee5: Besnosik, Maria Helena da Rocha
Resumo: O espetáculo das intimidades nas mídias sociais digitais constitui a grande oportunidade ‘às gentes’ que desejam reinventar suas existências, através de constantes exposições de si. Quaisquer que sejam os meios, essas exibições são marcadas por um elemento comum: grandes porções de uma privacidade intencionalmente pública. Neste caso, histórica e culturalmente vislumbrado em uma atmosfera de discrição e serenidade, ao leitor estavam relegados os recônditos de sua alcova de leitura como único e principal território de existência e a este sujeito, pois, o silêncio introspectivo era elemento fundante de sua persona. Ao mesmo tempo, com a emergência das mídias digitais, as ações de espetacularização das privacidades e predileções reconfiguram a imagem do leitor: o sujeito intimista dá lugar àquele que já não vê sentido no silêncio e anonimato, pois deseja ser visto. Esse exercício culmina em processos de superexposição das intimidades leitoras – antes privadas – presentes na esfera atual e que desembocam no que nessa pesquisa é chamado de leitor-espetáculo. Dito isto, a tese tem como objetivo geral que direcionou a pesquisa analisar os estatutos pedagógicos oriundos do Grupo do Facebook “Skoob: o que você anda lendo?” e as suas reverberações na constituiçãodo perfil de leitor naquele ambiente. Como objetivos específicos, foram selecionados: a. problematizar a emergência das pesquisas com as mídias sociais digitais, especialmente as redes sociais de leitura; b. identificar e analisar nas narrativas de leitura, as pedagogias que os interagentes utilizam a fim de serem vistos; c. compreender as pedagogias da visibilidade presentes nas narrativas dos leitores e d. compreender o conceito de leitor-espetáculo como habitante contemporâneo das mídias sociais digitais. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo. O argumento central da tese é que ao assumir as mídias sociais digitais como território de existência, o sujeito leitor lança mão de uma série de pedagogias de visibilidade que conferem para si, a partir da espetacularização de suas intimidades e predileções de leitura, um outro perfil de leitor bastante distinto do que histórica e culturalmente se conhece: o leitor- espetáculo e que utiliza a própria intimidade leitora como empreendimento de si. Os resultados apontaram que as narrativas dos leitores- espetáculo revelaram interessantes nuances, como as pedagogias da visibilidade – primordial para a constituição e consolidação do perfil do leitor no lócus da pesquisa e evidenciaram o quão pedagógicos podem ser os processos oriundos da espetacularização da intimidade leitor também como possível pedagogia de formação de outros leitores.
Abstract: The privacy entertainment on social media is a great opportunity for people who want to reinvent their existence, by means of constant exposure to themselves. Whatever the means, these displays are marked by a common element: a big portions of an intentionally public privacy. In this case, historically and culturally glimpsed in a discretion and serenity atmospheric, there was relegated to the reader of its recondite lecture as the only and main territory of existence of this subject, because, the introspective silence was a founded element of its subject. At the same time, with the digital media emergence, the actions of spectacularization of privacies and predilections reconfigure the reader's image: the intimate subject gives way to those who no longer see meaning in silence and anonymity, because they want to be seen. This exercise culminates in processes of overexposures of reader intimacies - previously private - present in the current sphere and which do leaded to this research is called reader-spectacle. Based on these informations, the manuscript aimed to directed the research to analyze the pedagogical statutes coming from the Facebook Group “Skoob: what have you been reading?” and its reverberations into the constitution of the ambient reader profile. As specific aimeds, the following were selected: a. a emergence problematic of digital social media research, especially reading social networks; b. identify and analyze in reading narratives, the pedagogies that interactants use in order to be seen; c. understanding of the visibility pedagogies present in the readers' narratives and, d. understanding the concept of reader- spectacle and, utilized the self-intimity reader as an enterprise of itself. It based, although, a qualitative research, with an analytical and descriptive nature. Thecentral argument of the thesis is that by assuming the digital social media as a territory of existence, the reader let go of a series of visibility of themselves pedagogies, as from the intimity spectacularization and lecture predilections, another reader of a quite distinct from what is historically and culturally known: the spectacule-reader and, what uses its own reader intimacy as its own enterprise. The results shown that the readers' narratives revealed interesting nuances, such as the pedagogies of visibility – essential for the constitution and consolidation of the reader's profile in the research locus and was evidentiated how pedagogical the processes arising from the spectacularization of the reader's intimacy can be as well as a possible pedagogy for the other readers formation’s.
Palavras-chave: Leitura
Mídia Social
Leitor
Pedagogias da Visibilidade
Rede Social
Interesses na leitura
Redes sociais on-line
Facebook (Rede social on-line)
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36542
Data do documento: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Handherson_Versao_Finalissima_Repositorio.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons