Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36540
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afetividade e ancestralidade: ensaio crítico-literário sobre o amor negro na poesia de Cidinha da Silva e Gonesa Gonçalves
Autor(es): Queiroz, louise Cristina dos Santos
Primeiro Orientador: Prudente, Fabiana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Cristian
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Rosinês de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jorge Augusto de Jesus
Resumo: O presente trabalho busca, a partir de leitura interpretativa e crítica, discutir sobre o amor negro na poesia de Cidinha da Silva e Gonesa Gonçalves, com ênfase nos poemas A voz funda do rio (SILVA, 2016) e Oxum (GONÇALVES, 2020). As análises aqui propostas são frutos da inquietação sobre formas como o amor negro é representado no cânone literário brasileiro, enfocando reflexões apontadas por Dalcastagnè (2012), Assis (2020), Evaristo (1996), Souza (2007) para compreender a literatura produzida por poetas afro-brasileiros. Nesse sentido, objetiva-se tecer essa escrita por meio de uma dicção ensaísta, memorialística e autobiográfica, que se inicia em uma releitura teórica da experiência de contato com o cânone. O fio condutor deste estudo parte da perspectiva literária e filosófica afrodiaspórica para refletir sobre as categorias “amor”, “literatura brasileira”, “literatura negra” (LOPES; SIMAS, 2020; NOGUEIRA, 2020; SANTOS, 2018; HOOKS, 2021; LORDE, 2021; SILVA, 2018, POLESSO, 2020). A fim de ter coerência teórico-metodológica, opta-se pela bricolagem como metodologia, haja vista que a autobiografia é tecida por meio de diversas referências, incluindo fotografias, poemas e músicas, além do arcabouço teórico construído via pesquisa bibliográfica. Como resultado, apresentam-se duas leituras sobre o amor, entendido como dengo (NUNES, 2017), ambas partindo do corpo como construtor de narrativas: a primeira, com base em Oxum, de Gonesa Gonçalves, evidenciando maternidade, ancestralidade e espiritualidade; a segunda, decorrente de A voz funda do rio, de Cidinha da Silva, enfatizando sexualidade e afeto entre mulheres.
Abstract: The present work seeks, from an interpretative and critical reading, to discuss about the black love in the poetry of Cidinha da Silva and Gonesa Gonçalves, with emphasis on the poems The deep voice of the river (SILVA, 2016) and Oxum (GONÇALVES, 2020). The reviews here proposals are the result of concern about the ways in which black love is represented in the Brazilian literary canon, focusing on reflections pointed out by Dalcastagnè (2012), Assis (2020), Evaristo (1996), Souza (2007) to understand the literature produced by Afro-Brazilian poets. In this sense, the objective is to weave this writing through a essayistic, memoiristic and autobiographical diction, which begins with a theoretical re-reading of the experience of contact with the canon. The guiding principle of this study starts from the Afrodiasporic literary and philosophical perspective to reflect on the categories “love”, “Brazilian literature”, “black literature” (LOPES; SIMAS, 2020; NOGUEIRA, 2020; SANTOS, 2018; HOOKS, 2021; LORD, 2021; SILVA, 2018, POLESSO, 2020). THE In order to have theoretical-methodological coherence, bricolage is chosen as a methodology, given that the autobiography is woven through several references, including photographs, poems and songs, in addition to the theoretical framework built through research bibliography. As a result, two readings about love are presented, understood as dengo (NUNES, 2017), both starting from the body as a constructor of narratives: the first, based on Oxum, by Gonesa Gonçalves, showing motherhood, ancestry and spirituality; the second, stemming from A voz funda do rio, by Cidinha da Silva, emphasizing sexuality and affection between women.
Palavras-chave: Literatura negra
Literatura afro-brasileira
Amor negro
Escritoras negras.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36540
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Louise Queiroz_versão final.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons