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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gislane Santos-
dc.date.accessioned2023-01-17T15:32:42Z-
dc.date.available2023-01-17T15:32:42Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36513-
dc.description.abstractIndustrial production and consumption over the last few decades have generated a series of environmental consequences, threatening biological and natural resources and human health, through food, resource savings, the greenhouse effect, global warming, among others. The fashion industry is recognized for its impact on environmental pollution and degradation of natural resources, from raw material production to disposal. In this sense, the present work is configured as a survey of instruments to minimize the negative externalities generated by the fashion industry, with the objective of presenting the environmental seals and certifications of the fashion industry as possible elements of reduction of information asymmetry throughout of the product's life cycle. To achieve the proposed objective, a multiple case study was carried out with three department stores. The survey made it possible to identify that the analyzed cases adopt environmental seals and certifications throughout the product's life cycle, especially in the initial phase of the life cycle - in the production of raw materials. It is concluded, by way of final considerations, that seals and certifications are efficient measures in the sense of communicating the type of production or handling to the public; companies adopted environmental policy instruments as a strategy to maintain their market share; as for environmental seals and certifications, the cases described adopted type 1 and type 2.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectindústria da modapt_BR
dc.subjectselos ambientaispt_BR
dc.subjecteconomia ambientalpt_BR
dc.subjectcertificação ambientalpt_BR
dc.subject.otherfashion industrypt_BR
dc.subject.otherenvironmental sealspt_BR
dc.subject.otherenvironmental certificationpt_BR
dc.subject.otherenvironmental economypt_BR
dc.titleA indústria da moda vestindo a camisa da responsabilidade ambiental: estudo de casos múltiplos em lojas de departamentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.referee1Mata, Henrique Tomé da Costa-
dc.contributor.referee2Guedes, Juliana-
dc.description.resumoA produção industrial e o consumo ao longo das últimas décadas têm gerado uma série de consequências ambientais, ameaçando recursos biológicos, naturais e a saúde humana, através da alimentação, economia de recursos, efeito estufa, aquecimento global, dentre outros. A indústria da moda é reconhecida pelo seu impacto na poluição do meio ambiente e degradação dos recursos naturais, desde a produção da matéria-prima até o seu descarte. Nesse sentido, o presente trabalho configura-se como um levantamento de instrumentos para minimizar as externalidades negativas geradas pela indústria da moda, com o objetivo de apresentar os selos e certificações ambientais da indústria da moda como possíveis elementos de redução de assimetria de informação ao longo do ciclo de vida do produto. Para a consecução do objetivo proposto realizou-se um estudo de casos múltiplos com três lojas de departamento. O levantamento permitiu identificar que os casos analisados adotam selos e certificações ambientais ao longo do ciclo de vida do produto, sobretudo, na fase inicial do ciclo de vida - na produção das matérias primas. Conclui-se, a título de considerações finais, que os selos e certificações são medidas eficientes no sentido de comunicar o público o tipo de produção ou manejo; as empresas adotaram instrumentos de política ambiental como estratégia que mantém sua participação no mercado; quanto aos selos e certificações ambientais, os casos descritos têm adotado aos do tipo 1 e do tipo 2.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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