Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodriguez, Maria Dolores Sosin-
dc.date.accessioned2022-11-23T14:56:26Z-
dc.date.available2022-11-23T14:56:26Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36324-
dc.description.abstractMemory and movement, transcribed here as personal accounts and choreographies, act as methodologies to reflect on the role of the body in the production of knowledge in a broad sense: theoretical-artistic-scientific. Based on three choreographic rehearsals and a first movement, experiences of racialization are analyzed taking into consideration the relations between dance, word and literature as well as relations to other arts. The dimensions of racial socialization, taking into consideration various spaces of transit, most notably the spaces of the family, the university and the arts, are considered in order to seek interpretations for trauma, for otherness and for what is called the production of embodied knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDiásporapt_BR
dc.subjectFabulaçãopt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectLiteratura Negrapt_BR
dc.subjectArtes Negraspt_BR
dc.subject.otherDiasporapt_BR
dc.subject.otherFabulationpt_BR
dc.subject.otherChoreographypt_BR
dc.subject.otherBlack Literaturept_BR
dc.subject.otherBlack Artpt_BR
dc.titleDiáspora, fabulação e forja em coreografias do pensamentopt_BR
dc.title.alternativeDiaspora, fabulation and forge in choreographies of thoughtpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Arivaldo Sacramento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524432860580322pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Rosinês de Jesus-
dc.contributor.referee2Costa, Suzane Lima-
dc.contributor.referee3Ratts, Alecsandro Jose Prudêncio-
dc.contributor.referee4Oliveira, Silvio Roberto dos Santos-
dc.contributor.referee5Souza, Arivaldo Sacramento de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5350-1082pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9880910308730510pt_BR
dc.description.resumoA memória e o movimento, aqui transcritos enquanto relatos pessoais e coreografias, atuam como metodologias para refletir sobre o papel do corpo na produção do conhecimento em sentido amplo: teórico-artístico-científico. A partir de três ensaios coreográficos e um primeiro movimento, experiências de racialização são analisadas levando-se em consideração as relações entre dança, palavra e literatura, assim como as relações com outras artes. As dimensões da socialização racial, levando-se em consideração variados espaços de trânsito, mais notadamente os espaços da família, da universidade e da arte, são pensadas no sentido de buscar interpretações para o trauma, para a outridade e para o que é chamado de produção de conhecimento incorporado.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
final_tese - maria dolores s rodriguez - com ficha e ata.pdf58,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.