Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3624
metadata.dc.type: | Artigo de Evento |
Title: | Acesso ao conhecimento, mediação e multirreferencialidade |
Other Titles: | IX Congreso ISKO: nuevas perspectivas para la difusión y organizácion del conocimiento |
Authors: | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
metadata.dc.creator: | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
Abstract: | Este artigo objetiva analisar a situação de descompasso entre o homem do século XXI e o acesso à informação e ao conhecimento, destacando a complexidade do apreender e interpretar a realidade em um contexto de contínuas transformações científicas, tecnológicas, culturais, políticas, sociais e econômicas. Reflete sobre novas perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional. Parte da apresentação de resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF / Brasil, 2001 -2007), dos conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a importante função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado e leitura de mundo e no desenvolvimento de competência informacional. Aborda a mediação como acionadora no desenvolvimento de trajetórias cognitivas para buscar, selecionar e usar a informação para a construção de um novo conhecimento, rumo à inclusão social. |
Keywords: | acesso ao conhecimento alfabetização descompasso mediação cognição |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3624 |
Issue Date: | Mar-2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2922058.pdf | 588,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.