Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36061
Tipo: Tese
Título: Zonas de tensão: o arranjo extensionista como prática de ensino para outras formas do ofício em arquitetura e urbanismo
Título(s) alternativo(s): Tension zones: the extensionist arrangement as a teaching practice for other forms of the craft in architecture and urbanism
Autor(es): Carneiro, Daniel Marostegan e
Primeiro Orientador: Souza, Angela Maria Gordilho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lopes, João Marcos de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Angela Maria Gordilho
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, João Marcos de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Ana Maria
metadata.dc.contributor.referee4: Velame, Fabio Macedo
metadata.dc.contributor.referee5: Carvalho, Caio Santo Amore de
Resumo: Esta tese tem como ponto de partida a constatação do distanciamento existente entre as práticas de ensino, majoritariamente realizadas nas escolas de arquitetura e urbanismo, e as diversas realidades populares coexistentes no país. Tal distanciamento é aqui entendido como parte signifi cativa de um sistema mais amplo, que tem no ensino algumas de suas engrenagens que atuam na conformação de um campo de atuação elitizado, que se desenvolve a despeito das desigualdades que caracterizam historicamente a sociedade e as cidades brasileiras. Esse entendimento orienta o escrutínio de perspectivas de aproximação entre o ensino de arquitetura e urbanismo e as realidades populares, na intencionalidade de complexificá-lo, através da multiplicidade de questões que emanam dessa aproximação. O campo da pesquisa se configurou como um conjunto de iniciativas de extensão e ensino, que confluíram nas interações projetivas que envolveram professoras e estudantes da FAUFBA, e moradores e suas casas autoconstruídas no bairro popular da Gamboa de Baixo, em Salvador-BA. As interações analisadas ocorreram através de ciclos de diferentes intensidades, tendo sua maior concentração nos anos de 2018 e 2019. Este conjunto de iniciativas de interação entre universidade e comunidade, nos levou a conceituar o Arranjo Extensionista, como uma articulação entre diferentes possibilidades disponíveis nas estruturas universitárias, envolvendo formas adaptáveis de lidar, por um lado, com as assincronias temporais existentes entre os processos comunitários e os processos acadêmicos, e por outro, com as lacunas e limitações características de cada iniciativa universitária envolvida no arranjo. A análise dos indícios e aprendizados que afloraram nas interações com a Gamboa, nos levou a observar as dimensões da política, da cultura e da tecnologia como chaves de leitura fundamentais para a compreensão das mazelas do ensino, que se mostraram diretamente conectadas ao afastamento existente entre o ensino e as realidades populares. A observação dos dados sobre o prisma destas três dimensões, explicitou que os aprendizados com que interagimos eram bastante distintos daqueles com que as(os) estudantes estavam mais acostumados nos ambientes de formação. Esses diferentes aprendizados compõem um matiz de tensionamentos, gerando o que entendemos ser as zonas de tensão que convivem no ensino de arquitetura e urbanismo. A interação com a realidade da Gamboa de Baixo nos informou sobre outras formas de ensinar e aprender, que extrapolam os espaços das salas de aula e os agentes universitários, permitindo a abordagem de uma variedade de outros temas e questões que enriqueceram as atividades de ensino pesquisadas, ao mesmo tempo que indicaram a necessidade de superação de formas de pensar estruturadas institucionalmente ao longo de décadas. A partir da experiência da Gamboa, utilizando metodologias de prototipagem e experimentação que se baseiam nos princípios do código aberto, destacamos caminhos e apontamentos para a maior aproximação entre o ensino e as realidades populares, através de práticas de ensino que apontam outras formas do ofício para arquitetas(os) e urbanistas.
Abstract: This thesis has as its starting point the fi nding of the existing gap between teaching practices, mostly carried out in schools of architecture and urbanism, and the various popular realities coexisting in the country. Such detachment is understood here as a signifi cant part of a broader system, which has in teaching some of its gears that act in the formation of an elite fi eld of action, which develops itself despite the inequalities that have historically characterized Brazilian society and cities. This understanding guides the scrutiny of perspectives of approximation between the teaching of architecture and urbanism and popular realities, in the intention of making it more complex, through the multiplicity of issues that emanate from this approach. The research fi eld was confi gured as a set of extension and teaching initiatives, which converged in the projective interactions that involved teachers and students from FAUFBA, and residents (s) and their self-built houses in the popular neighborhood of Gamboa de Baixo, in Salvador-BA. The analyzed interactions occurred through cycles of different intensities, with their greatest concentration in the years 2018 and 2019. This set of interaction initiatives between university and community, led us to conceptualize the Extensionist Arrangement, as an articulation between different possibilities available in the structures of the university, involving adaptable ways of dealing, on one hand, with the temporal asynchrony between community processes and academic processes, and on the other hand, with the gaps and limitations characteristic of each initiative involved. The analysis of the evidence and learning that emerged in the interactions with Gamboa, led us to observe the dimensions of politics, culture, and technology as fundamental reading keys for understanding the ills of teaching, which proved to be directly connected to the existing gap between teaching and popular realities. The observation of the data on the prism of these three dimensions, explained that the learning with which we interact was quite different from those with which the students were more accustomed in the training environments. These different learnings make up a hue of tension, generating what we understand to be the tension zones that coexist in the teaching of architecture and urbanism. The interaction with the reality of Gamboa de Baixo informed us about other ways of teaching and learning, which go beyond classroom spaces and university agents, allowing the approach of a variety of other themes and issues that enriched the researched teaching activities, at the same time that they indicated the need to overcome institutionally structured ways of thinking over decades. Based on Gamboa’s experience, using prototyping and experimental methodologies that are based on the principles of open source, we highlight paths and notes for a closer approximation between teaching and popular realities, through teaching practices that point out other forms of the profession for architects and urban planners.
Palavras-chave: Arquitetura - Estudo e ensino
Comunidade e universidade
Educação para o trabalho
Extensão universitária - Dois de Julho (Salvador, BA)
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Arquitetura - Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Arquitetura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
Citação: CARNEIRO, Daniel Marostegan e. Zonas de tensão: o arranjo extensionista como prática de ensino para outras formas do ofício em arquitetura e urbanismo. 2021. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36061
Data do documento: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_DanielMarosteganeCarneiro_RI-UFBA.pdfVolume único23,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.