Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36049
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Realidade virtual para a visualização e difusão do patrimônio arquitetônico: estudo de métodos e técnicas para a criação de ambientes virtuais interativos 3D
Otros títulos : Virtual reality for the visualization and dissemination of architectural heritage: study of methods and techniques for the creation of 3D interactive virtual environments
metadata.dc.creator: Silva, Gabriela Linhares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Groetelaars, Natalie Johanna
metadata.dc.contributor.referee1: Groetelaars, Natalie Johanna
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Arivaldo Leão de
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Lorena Claudia de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre uso, aplicações e etapas de criação de Ambientes Virtuais Interativos tridimensionais (AVI 3D), relacionados à Realidade Virtual (RV), como foco no processo de geração dos modelos geométricos para a visualização e difusão do patrimônio arquitetônico. A partir de uma ampla revisão bibliográfica e embasamento teórico, são discutidas e estabelecidas as definições das terminologias realidade virtual e ambientes virtuais, e apresentados exemplos de AVI 3D no campo do patrimônio edificado. Em seguida, apresenta-se um panorama das etapas de desenvolvimento de um ambiente virtual interativo 3D, indicando as possibilidades de métodos, técnicas e ferramentas para a execução de cada uma dessas etapas. Descreve-se também uma investigação aprofundada sobre a fase de geração dos modelos geométricos para o processamento em tempo real incluindo o mapeamento de fluxos de trabalho e a fundamentação teórica sobre modelagem geométrica, abordando diferentes tipos de modelos geométricos, suas características e métodos de geração dessas geometrias. Por fim, descreve-se e discute-se um estudo de caso realizado no Centro Histórico da cidade de Laguna, em Santa Catarina, para experimentação prática das etapas de desenvolvimento de AVI 3D propostas e da geração de modelos geométricos fotorrealistas a partir de uma aquisição de dados com fotogrametria digital. O estudo de caso consistiu no desenvolvimento parcial de um ambiente virtual interativo no motor de jogo Unreal Engine 4, com o teste de variadas técnicas e ferramentas para a obtenção de modelos em diferentes níveis de detalhe. Destaca-se que este trabalho contribui com a elucidação do desenvolvimento de aplicações de RV, a definição de um workflow base para a geração de modelos geométricos de edificações históricas para uso em AVI 3D e a apresentação de possibilidades de uso e interação com esses modelos em um game engine.
Resumen : This work presents a study on the use, applications and stages of creating three-dimensional Interactive Virtual Environments (3D IVE), related to Virtual Reality (VR), focusing on the process of generating geometric models for the visualization and dissemination of architectural heritage. Based on an extensive literature review and theoretical background, the definitions of the terminology virtual reality and virtual environments are discussed and established, and examples of 3D IVE in the field of built heritage are presented. Then, an overview of the stages of development of a 3D interactive virtual environment is presented, indicating possibilities of methods, techniques and tools for the execution of each stage. An extensive investigation into the generation phase of the geometric models for real-time processing is also described, including the mapping of workflows, theoretical foundation of geometric modelling, approaching different types of geometric models, their characteristics and methods of generating these geometries. Finally, a case study in the Historic Center of Laguna city, in Santa Catarina, is described and discussed for practical experimentation of the proposed 3D IVE development stages and the generation of photorealistic geometric models from a data acquisition with digital photogrammetry. The case study consisted of the partial development of an interactive virtual environment in Unreal Engine 4, testing of several techniques and tools to obtain models in different levels of detail. It is noteworthy that this work contributes to the elucidation of the development of VR applications, the definition of a base workflow for the generation of geometric models of historic buildings for use in 3D IVE and the presentation of possibilities for using and interacting with these models in a game engine.
Palabras clave : Edifícios históricos - Medidas fotográficas - Laguna (SC)
Realidade virtual na arquitetura
Representação arquitetônica
VRML (Linguagem de programação de computador)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Arquitetura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
Citación : SILVA, Gabriela Linhares da. Realidade virtual para a visualização e difusão do patrimônio arquitetônico: estudo de métodos e técnicas para a criação de ambientes virtuais interativos 3D. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36049
Fecha de publicación : 27-may-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_Gabriela Linhares_2022_versão_final_repositorio.pdfVolume único17,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.