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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Os modelos de negócios de startups baianas e as implicações vivenciadas no contexto da pandemia de COVID - 19
metadata.dc.creator: Garbelotti, Francine Fernanda Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Vera, Luciana Alves Rodas
metadata.dc.contributor.referee1: Vera, Luciana Alves Rodas
metadata.dc.contributor.referee2: Lodi, Marluce Dantas de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Simão, Gustavo Leonardo
metadata.dc.description.resumo: Startups são organizações que atuam de maneira inovadora com o auxílio de tecnologia desenvolvendo soluções para produtos e serviços. Em 2021, uma pesquisa realizada pela Google informou que em 5 anos houve aumento de mais de 8 mil startups no Brasil. Por conseguinte, no mesmo ano, a Associação Brasileira de Startups, ao ranquear as cidades mais inovadoras, apresentou Salvador, na oitava posição nacional. Porém, em 2020 o mundo começava a enfrentar uma pandemia, que modificou as formas de atuação e impactou todos os tipos de negócios, incluindo as startups. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como se configuram os modelos de negócios de startups baianas e suas implicações da pandemia de Covid-19. A abordagem foi qualitativa com natureza descritiva e, através de um estudo multicasos com entrevistas em profundidade de seis startups baianas, buscou-se caracterizar os perfis das startups deste estado, descrever os modelos de negócios utilizados por elas, analisando-os anteriormente e posteriormente à pandemia. Optou-se por empregar como lente teórica para as categorias de análise o Business Model Canvas de Osterwalder e Pigneur (2011). Para a verificação, a abordagem utilizada foi a análise de conteúdo com o suporte do software NVIVO11. Identificou-se, desta maneira, que o ecossistema de inovação da Bahia, mesmo em fase inicial de atuação, cresceu. Verificou-se também que as startups utilizam os modelos de negócios satisfatoriamente, embora de maneira informal. Pode-se inferir que as startups, que demonstraram conhecer profundamente e aplicar o modelo de negócios na sua empresa, obtiveram um desempenho superior mesmo diante das dificuldades extras enfrentadas na pandemia.
Resumen : Startups are organizations that act in an innovative way with the help of technology, developing solutions for products and services. In 2021, research carried out by Google reported that in 5 years there was an increase of more than eight thousand startups in Brazil. Therefore, in the same year, the Brazilian Association of Startups, when ranking the most innovative cities, presented Salvador, in the eighth national position. However, in 2020 the world began to face a pandemic, which changed the ways of acting and impacted all types of business, including startups. Thus, this research was born, aiming to understand how the business models of Bahia startups are configured and their implications of the Covid-19 pandemic. The approach was qualitative with a descriptive nature and, through a multi-case study with in-depth interviews with six startups from Bahia, we sought to characterize the profiles of startups in this state, describe the business models used by them, analyzing them before and after the pandemic. We chose to use the Business Model Canvas by Osterwalder and Pigneur (2011) as a theoretical lens for the categories of analysis. For verification, the approach used was content analysis with the support of the NVIVO11 software. In this way, it was identified that the innovation ecosystem of Bahia, even in the initial phase of operation, grew. It was also found that startups use business models satisfactorily, albeit informally, and it can be inferred that startups that demonstrated a deep knowledge and application of the business model in their company, achieved superior performance even in the face of extra difficulties faced. in the pandemic.
Palabras clave : Startups
Modelos de Negócios
Business Model Canvas
Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36039
Fecha de publicación : 12-jul-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (NPGA)

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