Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35965
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cuidados Paliativos e Bioética: Revisão Integrativa
Autor(es): Oliveira, Monique Modesto
Primeiro Orientador: Batista, Cláudia Bacelar
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Cláudia Bacelar
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandez, Maria de Fátima Diz
metadata.dc.contributor.referee3: Ramos, Regina Terse Trindade
Resumo: O desenvolvimento de inovações tecnológicas a fim de garantir maior longevidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas, leva à crença da morte como evento a ser evitado a todo custo. Contudo, parte do processo natural de todo ser vivo, a morte ainda costuma ser vista como tabu. Assim, a morte e o morrer envolvem dilemas, principalmente quando o médico defronta-se com a decisão de manter ou não tratamento em casos terminais. Os cuidados paliativos aparecem como solução do dilema, porquanto podem ser garantia de qualidade de vida e o direito à morte digna, sem adiantamento, mas também sem procrastinação. O objetivo deste artigo é analisar como a Bioética pode auxiliar a tomada de decisões em cuidados paliativos e descrever quais os dilemas éticos e bioéticos mais frequentes no ato da paliação no Brasil. A metodologia consiste em uma revisão integrativa da literatura, com artigos que foram obtidos na base de dados Lilás, Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS/BIREME), com os seguintes descritores de busca: “cuidados paliativos/bioética”, “cuidados paliativos no Brasil”,” “dilemas bioéticos/cuidados paliativos,” “ética/cuidados paliativos”, utilizando-se os operadores booleanos “and” e “or.”. Os resultados encontrados demonstram a quase inexistência de educação para cuidados, com consequentes impactos na formação profissional. Dificuldade na comunicação de más notícias, uso inadequado e/ou ausência dos recursos, postura paternalista, diversidade de hábitos e costumes sociais e culturais a respeito da morte e do morrer, burocracia dos serviços, são exemplos de dilemas éticos e bioéticos que surgem neste cenário. Esta revisão aponta para a importância da ética, bioética no auxílio da tomada de decisões, na medida em que reforçam o dever de respeito à vulnerabilidade, à autonomia e à cultura do indivíduo e sua família, tendo em vista o direito à morte digna, bem como da necessidade de investimentos no ensino dos cuidados paliativos e de pesquisas sobre o tema.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Dilemas
Bioética
Ética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Colegiados de graduação 
Citação: OLIVEIRA, Monique Modesto. Cuidados Paliativos e Bioética: Revisão Integrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35965
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monique Modesto Oliveira - Cuidados Paliativos e Bioética Revisão Integrativa.pdf203,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.