https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35790
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Impactos pandêmicos da COVID-19 na educação de jovens e adultos: uma análise da produção bibliográfica no Brasil (2020-2022) |
Otros títulos : | Pandemic impacts of COVID-19 on education of young people and adults: a production analysis bibliographic in Brazil (2020-2022) |
metadata.dc.creator: | Rita, Jolfer dos Santos Santa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Jesus, Marta Licia Teles Brito de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Jesus, Marta Licia Teles Brito de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Siqueira, Sandra Maria Marinho |
metadata.dc.contributor.referee3: | Araújo, Jurandir de Almeida |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir o levantamento realizado sobre as publicações acadêmicas que tratam da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Pandemia do Coronavírus-19 (Covid-19), entre 2020 e 2022, em uma plataforma de pesquisa pública digital aberta. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que buscou analisar os principais elementos que estavam sendo discutidos sobre os desafios da EJA no cenário de isolamento social, fome, desemprego, fragilidade na saúde mental de estudantes e professores, fechamento e reabertura do funcionamento presencial de escolas, educação por intermediação tecnológica, entre outros. Foram utilizadas quatro categorias analíticas para fundamentar a investigação: Formação de Professores, Política, Participação e Programas. Como resultados, identificou-se um maior número de trabalhos na categoria formação de professores, indicando a preocupação no desenvolvimento das aulas não presenciais no formato de ensino remoto. Majoritariamente foram analisadas pesquisas no formato de artigo científico, em que as perspectivas analisadas provocaram uma reflexão sobre as desigualdades educacionais imbricadas nas desigualdades, e sociais e os encaminhamentos na EJA nesse período. |
Resumen : | The present work aims to discuss the survey carried out on the academic publications dealing with Youth and Adult Education (EJA) in Coronavirus-19 (Covid-19) pandemic, between 2020 and 2022, on a platform of open digital public research. This is a bibliographic research, with a qualitative study, which sought to analyze the main elements that were being discussed about the challenges of EJA in the scenario of social isolation, hunger, unemployment, fragility in the mental health of students and teachers, closure and reopening the face-to-face operation of schools, education through intermediation technology, among others. Four analytical categories were used to base the investigation: Teacher Training, Policy, Participation and Software. As a result, a greater number of works were identified in the category teacher training, indicating the concern in the development of non-face-to-face classes in remote teaching format. Mostly were researches were analyzed in the form of a scientific article, in which the perspectives analyzed provoked a reflection on the educational inequalities imbricated in inequalities, and social and the referrals in the EJA in this period. |
Palabras clave : | EJA Pandemia Covid-19 |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências humanas Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35790 |
Fecha de publicación : | 14-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JOLFER pedagogia noturno.pdf | Pandemia e EJA | 598,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.