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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Saúde mental de estudantes universitários: fatores associados aos transtornos mentais comuns durante a vivência acadêmica
Other Titles: Mental Health of University Students: factors associated with common mental disorders during academic experience
Salud mental de estudiantes universitarios: factores asociados a trastornos mentales comunes durante la experiencia académica
metadata.dc.creator: Oliveira, Rafael Anunciação
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Maria Beatriz Barreto do
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Véras, Renata Meira
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Tânia Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Letícia Marques dos
metadata.dc.contributor.referee3: Leão, Thiago Marques
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação propõe-se a analisar os fatores associados aos Transtornos Mentais Comuns em estudantes universitários de graduação nos campi da Universidade Federal da Bahia localizados na cidade de Salvador - BA, no ano de 2021. Logo, trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal, do tipo analítico exploratório, realizada com estudantes da graduação dos gêneros feminino e masculino, com idade igual ou maior a 18 anos, matriculados regularmente em todos os cursos dos turnos: matutino, vespertino, noturno e integral. Assim sendo, a dinâmica do processo de investigação para a coleta dos dados consistiu na aplicação de questionários validados e autoaplicáveis em ambiente virtual: Questionário Socioeconômico-demográfico (QSD), Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e o Questionário de Vivência Acadêmica em sua versão reduzida (QVA-r). Os dados foram submetidos à análise quantitativa utilizando-se o software Statistical Package for Social Sciences - SPSS, em sua versão 20.0, para o sistema operacional Windows. Dessa forma, realizou-se a análise descritiva do perfil epidemiológico das características demográficas, socioeconômicas, do estilo de vida dos estudantes universitários e das condições de infraestrutura, relações interpessoais e do processo de ensino-aprendizagem da referida instituição de ensino superior. Também foram calculadas as Razões de Prevalência da variável dependente e independente e os respectivos intervalos de confiança de 95%. Aplicou-se o Teste t de amostra independente para diferença entre médias, o Teste do Qui-Quadrado de Pearson e o Teste Exato de Fisher, a considerar o nível de significância de 5% (p ≤ 0,05) para avaliar a associação estatisticamente significante. Como resultados, participaram deste estudo 509 graduandos, sendo 367 (71,2%) do gênero feminino e 142 (27,9%) do gênero masculino, com idade média de 24,06 anos (DP = 6,566). Ademais, constatou-se uma prevalência para a suspeição de Transtornos Mentais Comuns (pontuação no SRQ-20 ≥ 7) de 78,6% da amostra, observada com maior percentual em estudantes do gênero feminino. Os resultados evidenciam, ainda, que ser do gênero feminino (p < 0,01), com cor/raça não-branca (p = 0,02), estado civil solteira (p = 0,01), sem apoio da Universidade frente às adversidades (p < 0,01) e que não considera a Universidade um ambiente acolhedor (p < 0,01) estiveram estatisticamente associados à maior ocorrência de Transtornos Mentais Comuns na amostra. Diante do descrito, discute-se a necessidade de novas investigações que complementem e aprofundem as questões, problemas e achados aqui apresentados e discutidos. Além disso, aponta-se para a necessidade de ações de cunho coletivo, tanto por parte dos gestores universitários quanto das entidades estudantis, bem como condutas institucionais, estratégias de cuidado em saúde mental e assistência intersetorial que proporcionem o bem-estar biopsicossocial dos discentes e a eficácia no estímulo de uma cultura institucional que valorize vivências acadêmicas mais saudáveis, humanas e solidárias no ambiente universitário.
Abstract: The present dissertation proposes to analyze the factors associated with Common Mental Disorders in undergraduate university students on the campuses of the Federal University of Bahia located in the city of Salvador - BA, in the year 2021. Therefore, it is a quantitative research, cross-sectional, exploratory analytical type, carried out with female and male undergraduate students, aged 18 years or over, regularly enrolled in all shift courses: morning, afternoon, evening and full-time. Therefore, the dynamics of the investigation process for data collection consisted of the application of validated and self-administered questionnaires in a virtual environment: Socioeconomic- demographic Questionnaire (QSD), Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) and the Academic Experience Questionnaire in its reduced version (QVA-r). Data were submitted to quantitative analysis using the Statistical Package for Social Sciences - SPSS software, version 20.0, for the Windows operating system. Thus, a descriptive analysis of the epidemiological profile of the demographic and socioeconomic characteristics, the lifestyle of university students and the conditions of infrastructure, interpersonal relationships and the teaching-learning process of the aforementioned institution of higher education was carried out. The Prevalence Ratios of the dependent and independent variable and the respective 95% confidence intervals were also calculated. The independent sample t test for difference between means, Pearson's chi-square test and Fisher's exact test were applied, considering a significance level of 5% (p ≤ 0.05) for a statistically significant association. As a result, 509 undergraduates participated in this study, 367 (71.2%) female and 142 (27.9%) male, with a mean age of 24.06 years (SD = 6.566). Furthermore, there was a prevalence of suspected Common Mental Disorders (SRQ-20 score ≥ 7) of 78.6% of the sample, observed with a higher percentage in female students. The results also show the main statistically significant associated factors when related to suspicion of Common Mental Disorders: being female (p < 0.01), non-white (p = 0.02), single (p = 0.01), without support from the University in the face of adversity (p < 0.01) and who do not consider the University a welcoming environment (p < 0.01). In view of the above, the need for further investigations that complement and deepen the issues, problems and findings presented and discussed here is discussed. In addition, it points to the need for collective actions, both on the part of university managers and student entities, as well as institutional behaviors, mental health care strategies and intersectoral assistance that lead to the biopsychosocial well-being of students and the effectiveness in stimulating an institutional culture that values healthier, humane and solidary academic experiences in the university environment.
Keywords: Saúde Mental
Ensino Superior
Transtorno Mental Comum
Vivência Acadêmica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35676
Issue Date: 6-Jul-2022
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