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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação dos prontuários médicos de hospitais de ensino do Brasil
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Educação Médica
Autor(es): Silva, Fábia Gama
Tavares-Neto, José
Autor(es): Silva, Fábia Gama
Tavares-Neto, José
Abstract: O prontuário do paciente ou do cliente, também denominado prontuário médico, é um elemento fundamental ao bom atendimento e um instrumento de educação permanente e de pesquisa, entre outras finalidades de gerenciamento hospitalar. Neste estudo, foram avaliados os modelos de prontuário utilizados em 77 (73,3%) dos 105 hospitais filiados à Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), sendo estudados pela estimativa de escores para vários de seus itens ou de partes referentes à história clínica e à evolução do paciente. O tipo predominante dos prontuários (92,2%; n = 71) era em suporte de papel e nenhum no formato eletrônico. Comparados aos prontuários dos hospitais filantrópicos (n = 23), os dos públicos (n = 54) alcançaram maiores escores (p < 0,05), mas em ambos a totalidade dos itens estudados teve baixa pontuação. Nos itens componentes da anamnese, por exemplo, enquanto o escore máximo esperado era 22, a média foi 4,3 (± 3,7), com limites de 0 e 15 e mediana de 4. Em conclusão, além da reduzida qualidade da maioria dos prontuários estudados, a quase totalidade ainda não incorporou as modernas tecnologias disponibilizadas pela ciência da informação.
Palavras-chave: Hospitais Universitários
Prontuários
Educação Médica
Hospitals
University
Medical Record
Education
Medical
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3550
Data do documento: 2007
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