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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Henriette Ferreira-
dc.creatorJesus, Ingrid Paixão de-
dc.creatorSantos, Raquel do Rosário-
dc.date.accessioned2022-05-27T19:39:16Z-
dc.date.available2022-05-27T19:39:16Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.citationGOMES, H. F.; JESUS, I. P. de; SANTOS, R. do R. Iniciação científica como dispositivo para o desenvolvimento de competências em informação e da mediação consciente da informação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.30, n.1, p. 1-20, jan./mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1809-4783pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35367-
dc.description.abstractScientific initiation collaborates with the development of critical thinking, besides enhancing the creativity of the subjects, leading them to achieve a professional attitude and the development of information skills. In this context, this research aims to analyze the extent to which scientific initiation has contributed to the training of students of Archivology and Library and Documentation Courses, as well as their professionals. As for the methodology, this descriptive research is characterized as a case study, having as universe the students who participate and graduates who worked in the scientific initiation, being the sample those who are part of the Study and Research Group on Mediation and Communication of Information - GEPEMCI, Federal University of Bahia. As a result, one can perceive the development of competences acquired from the experiences in scientific initiation, as well as the access to new information that contributed to the academic and professional development. Other findings identified in the testimonies of the respondents were regarding the contributions that the guidance counselors provided in overcoming the difficulties and limitations indicated by the students and graduates in the process of performing the activities from the scientific initiation. There is a need for further studies that investigate the development of competences through the activities performed in the scientific initiation and that lead librarians and archivists to consciously perform their profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofInformação & Sociedade: Estudospt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectFormação-ensino superiorpt_BR
dc.subjectMediação consciente da informaçãopt_BR
dc.subject.otherScientific Initiationpt_BR
dc.subject.otherInformation Skillspt_BR
dc.subject.otherTraining-higher educationpt_BR
dc.titleIniciação científica como dispositivo para o desenvolvimento de competências em informação e da mediação consciente da informaçãopt_BR
dc.title.alternativeSCIENTIFIC INITIATION AS A DEVICE FOR DEVELOPING INFORMATION SKILLS AND CONSCIOUS MEDIATION OF INFORMATIONpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volumev. 30pt_BR
dc.citation.issuen. 1pt_BR
dc.citation.spagep. 1pt_BR
dc.citation.epagep. 20pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.47582pt_BR
dc.description.resumoA iniciação científica pode ser caracterizada como um dispositivo pedagógico que colabora com o desenvolvimento do pensamento crítico, porque além de potencializar a criatividade dos sujeitos, os conduz a alcançarem uma postura protagonista enquanto profissionais e o desenvolvimento de competências em informação, assim como para a mediação consciente da informação. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar em que medida a iniciação científica tem contribuído para a formação dos discentes dos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação, como também seus profissionais. Quanto à metodologia, esta pesquisa de caráter descritiva se caracteriza como estudo de caso, tendo como universo os discentes que participam e egressos que atuaram na iniciação científica, sendo a amostra aqueles que integram o Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação – GEPEMCI, da Universidade Federal da Bahia. Como resultados, pode-se perceber o desenvolvimento de competências adquiridas a partir das experiências na iniciação científica, assim como, o acesso às novas informações que contribuíram para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Outras constatações identificadas nos depoimentos dos respondentes foram quanto às contribuições que as professoras-orientadoras proporcionaram na superação das dificuldades e limitações indicada pelos discentes e egressos no processo de execução das atividades provenientes da iniciação científica. Constata-se a necessidade de realização de novos estudos que investiguem o desenvolvimento de competências por meio das atividades realizadas na iniciação científica e que conduzam bibliotecários e arquivistas a atuação consciente de sua profissão.pt_BR
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