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metadata.dc.type: Tese
Title: Acessibilidade em sítios históricos urbanos: a contribuição da sinalização para orientação espacial
Other Titles: Accessibility in urban historic sites: the contribution of signage to spatial orientation
Accesibilidad en sitios históricos urbanos: la contribución de la señalización para orientación espacial
metadata.dc.creator: Silva, Larissa Scarano Pereira Matos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Antonio Pedro Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Antonio Pedro Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Aline de Figueirôa
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Angelina Dias Leão
metadata.dc.contributor.referee4: Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
metadata.dc.contributor.referee5: Avena, Biagio Maurício
metadata.dc.description.resumo: Partindo do pressuposto de que o Patrimônio Cultural é de todas as pessoas, moradores, turistas e frequentadores em geral, entende-se que, para garantir sua apropriação com segurança, conforto e autonomia, o espaço precisa ser acessível. A acessibilidade espacial compreende quatro dimensões: deslocamento, uso, comunicação e orientação espacial, contemplada a partir das características formais da arquitetura e do meio urbano e de diferentes formatos e tipos de sinalização. Diante da dificuldade de adaptação de áreas históricas à acessibilidade, justificada pelas características físicas e restrições legais, recomenda-se a implantação de Rotas Acessíveis – trajetos contínuos, desobstruídos e sinalizados – que conectem espaços livres e edificações. Nesse sentido, a tese trata da importância da instalação de sinalização urbana acessível nos sítios históricos urbanos, considerando as deficiências e habilidades da população, as especificidades locais e os elementos referenciais da paisagem. Para verificar a relação entre o contexto urbano e a sinalização urbana existente nas rotas acessíveis implantadas em sítios históricos, analisou-se as experiências de Olinda e Salvador. A metodologia da pesquisa incluiu levantamento bibliográfico, levantamento documental, pesquisa de campo e análise dos resultados. Em campo, realizou-se visitas exploratórias para reconhecimento das rotas, mapeamento dos signos e elementos referenciais da paisagem, levantamento e caracterização da sinalização existente. Após tabulação e análise dos resultados, constatou-se a insuficiência de placas e mapas, a degradação e falta de manutenção da sinalização existente e a falta de integração entre contexto urbano e recursos para orientação implantados.
Abstract: Assuming that the Cultural Heritage belongs to all people, residents, tourists, and visitors in general, it is understood that, to guarantee its appropriation with safety, comfort, and autonomy, the space needs to be accessible. Spatial accessibility comprises four dimensions: displacement, use, communication, and spatial orientation, contemplated from the formal characteristics of architecture and the urban environment and different formats and types of signage. Given the difficulty of adapting historic areas to accessibility, justified by physical characteristics or legal restrictions, it is recommended to implement Accessible Routes – continuous, unobstructed, and signposted paths – that connect open spaces and buildings. In this sense, the thesis deals with the importance of installing accessible urban signage in urban historical sites, considering the population's deficiencies and abilities, local specificities, and the referential elements of the landscape. To verify the relationship between the urban context and the existing urban signage on accessible routes implemented in historic sites, the experiences of Olinda and Salvador were analyzed. The research methodology included a bibliographic survey, documental survey, field research, and analysis of results. In the field, exploratory visits were carried out to recognize the routes, map the signs and referential elements of the landscape, survey, and characterization of the existing signs. After tabulating and analyzing the results, the insufficiency of signs and maps, the degradation and lack of maintenance of the existing signage, and the lack
Keywords: Acessibilidade
Orientação Espacial
Sinalização Urbana
Rota Acessível
Sítio Histórico Urbano
Turismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Arquitetura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35109
Issue Date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Tese (PPGAU)

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