Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35054
Tipo: Dissertação
Título: Mediação da informação na defesa dos direitos humanos e no desenvolvimento do protagonismo social: um estudo do caso do Observatorio Venezolano de Conflictividad Social (OVCS)
Autor(es): López Caldera, Orledys María de Jesús
Primeiro Orientador: Gomes, Henriette Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Henriette Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Raquel do Rosário
Resumo: A mediação da informação analisada no âmbito da Organização Não Governamental (ONG) conhecida como Observatorio Venezolano de Conflictividad Social (OVCS) que fundamenta o alcance da defesa dos direitos humanos e do protagonismo social é o tema deste trabalho. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo verificar e analisar como a mediação da informação vem sendo realizada pelo OVCS em defesa dos direitos humanos e pelo desenvolvimento do protagonismo social. A técnica de observação direta das atividades realizadas pelos agentes mediadores do OVCS foi adotada para o mapeamento, descrição e categorização das ações de mediação da informação realizadas no OVCS. A partir dessas observações, optou-se pela adoção da técnica de aplicação de questionário e a realização de entrevistas junto aos agentes mediadores do OVCS, visando a obtenção de informações sobre o nível de alinhamento dessas ações mediadoras com o desenvolvimento de uma cultura pelos direitos humanos e do desenvolvimento do protagonismo social, assim como para identificar a percepção do conceito de mediação da informação que têm os agentes mediadores do OVCS e a sua aproximação com as concepções teóricas vigentes na Ciência da Informação. Para a realização da pesquisa foi necessária uma reflexão, à luz da literatura, que abordasse os temas dos direitos humanos, da mediação da informação e suas dimensões, aproximando essas temáticas e suas contribuições com o desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo social. Como resultado, observou-se que o estudo oferece uma contribuição para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das ações de mediação da informação do OVCS na luta pelos direitos dos venezuelanos. Constatou-se que essa contribuição é um reconhecimento da relevância do OVCS, que vem, sistematicamente, esforçando-se para documentar, analisar e dar visibilidade aos protestos ocorridos nas ruas venezuelanas, com o intuito de apoiar as ações transformadoras que garantam o respeito aos direitos de todos, com igualdade e sem discriminação pela raça, cor, pensamento político ou condição social.
Abstract: La mediación de información analizada en el ámbito de la ONG conocida como Observatorio Venezolano de Conflictividad Social (OVCS) que fundamenta el alcance de la defensa de los derechos humanos y del protagonismo social es el tema de este trabajo. En esta perspectiva, la investigación tuvo por objetivo verificar y analizar cómo la mediación de información viene siendo realizada por el OVCS en defensa de los derechos humanos y por el desarrollo del protagonismo social. La técnica de observación directa de las actividades realizadas por los agentes mediadores del OVCS fue adoptada para el mapeo, descripción y categorización de las acciones de mediación de la información realizadas en el OVCS. A partir de esas observaciones adoptándose como técnica de cuestionario y la realización de entrevistas aplicadas a los agentes mediadores del OVCS, a los fines de obtener informaciones sobre el nivel afinidad de esas acciones mediadoras con el desarrollo de una cultura por los derechos humanos y desarrollo del protagonismo social, así como también para identificar la percepción del concepto de mediación de información que tienen los agentes mediadores del OVCS y su aproximación con las concepciones teóricas vigentes en la Ciencia de la Información. Para la realización de la investigación fue necesaria una reflexión, a la luz de la literatura, que aborda el tema de los derechos humanos, la mediación de la información y sus dimensiones, aproximando esas temáticas y sus contribuciones para el desarrollo y fortalecimiento del protagonismo social. Como resultado, el estudio ofrece una contribución para el avance y perfeccionamiento de las acciones de mediación de información del OVCS en la lucha por los derechos de los venezolanos. Se constato que esa contribución es un reconocimiento de la relevancia del OVCS, que viene sistemáticamente, esforzándose para documentar, analizar y visibilizar las protestas ocurridas em las calles venezolanas, con el objetivo de apoyar las acciones transformadoras que garantizan el respeto a los derechos de todos, con igualdad e sin discriminación por la raza, color, pensamiento político o condición social.
Palavras-chave: Direitos humanos
Mediação da informação
Protagonismo social
Observatorio Venezolano de Conflictividad Social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35054
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.