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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas discursivas e produção de sentidos sobre educação em saúde no contexto pandêmico da covid-19 em uma USF/Salvador
metadata.dc.creator: Oliveira, Clafylla Luiza Cruz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Jesus, Mônica Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Mônica Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Patiño, Rafael Andrés
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação teve como objetivo compreender os efeitos das práticas discursivas produzidas por profissionais de uma Unidade de Saúde da Família (USF) e Núcleo de Apoio/Ampliado de Saúde da Família (NASF) sobre práticas educativas em saúde no contexto de enfrentamento da pandemia da covid-19. Norteadas pelas contribuições da Psicologia Social Construcionista, mais especificamente das Práticas Discursivas, realizamos a leitura e análise de documentos de domínio público, sendo compreendidos como tais: portarias, leis e cadernos da Atenção Básica, artigos científicos disponíveis na base de dados da Scielo e vídeos produzidos pelos/as profissionais da USF contexto da pesquisa. A análise dos documentos de domínio público subsidiou arcabouço teórico para discussões das categorias elaboradas. Foram realizadas também seis (06) entrevistas com profissionais dessas equipes durante o período entre 09 de julho de 2021 e 10 de setembro de 2021. As entrevistas contemplaram além da abordagem sobre dados sociodemográficos e relatos pessoais e profissionais, a exibição de um dos vídeos produzidos pelas equipes a fim de fomentar a discussão sobre como essas produções foram realizadas e possíveis efeitos. Todas as entrevistas foram audiogravadas, transcritas integralmente e analisadas através, inicialmente, da análise categorial temática e, posteriormente, pela elaboração de mapas dialógicos. Os/As profissionais participantes caracterizaram suas experiências no trabalho, enfatizando o símbolo de potência do território e da população para os serviços ofertados pela AB, bem como o elo crucial estabelecido por intermédio dos/as agentes comunitários/as de saúde, principalmente durante uma crise sanitária, na qual a regra vigente é a prevenção. Os desafios pandêmicos da covid-19 elencados pelos/as participantes compõem um quadro de agravamento do processo de sucateamento e desmonte do SUS, bem como marcam o enfraquecimento do instrumento potência da AB: o vínculo com o território e população. Apresentamos, a partir disso, uma discussão sobre a ampliação do conceito de educação em saúde, considerando atravessamentos como a dimensão da participação popular e contexto político-social-profissional de efetivação de tais práticas. Concluímos que o conceito de Educação em Saúde tange esferas variadas de atuação profissional na AB/ESF e NASF, provocando sentidos e efeitos distintos que se relacionam com as vozes que os produzem. Isso se dá mediante experiências que são construídas diante da dinamicidade do território e das demandas, bem como a familiarização ou não com as práticas de educação em saúde (PES) e diretrizes preconizadas para o funcionamento da AB. Diante disso, repertórios linguísticos resgatam sentidos da prática profissional durante situações de emergências e desastres, tais como: acolhimento e escuta. A Psicologia se destaca nas falas como discurso com maior aproximação para tal manejo, saber que auxilia práticas profissionais e a própria realização das PES diante dos efeitos produzidos em situações como crises sanitárias. Assim, a centralidade da organização de vidas em um território não apenas se põe como símbolo teórico para reger serviços em saúde na AB como convoca em meio à pandemia da covid-19 o lugar de potência para articulações que visem a promoção de saúde circunscrita a uma lógica de cuidado que respeite a autonomia das pessoas diante da produção individual e coletiva de saúde
Abstract: This dissertation aimed to understand the effects of discursive practices produced by professionals from a Family Health Unit (Unidade de Saúde da Família - USF) and Support/Extended Family Health Center (Núcleo de Apoio/Ampliado de Saúde da Família - NASF) on health educational practices in the context of coping with the covid-19 pandemic. Guided by contributions from Social Constructionist Psychology, more specifically from Discursive Practices, we read and analyzed documents in the public domain, those being understood as such: ordinances, laws and notebooks of Primary Care (Atenção Básica), scientific articles available in the Scielo database and videos produced by USF professionals in the context of the research. The analysis of documents in the public domain provided a theoretical framework for discussions of the elaborated categories. Six (06) interviews were also carried out with professionals from these teams during the period between July 9, 2021 and September 10, 2021. The interviews included, in addition to the approach to sociodemographic data and personal and professional reports, the exhibition of one of the videos produced by the teams in order to encourage discussion about how these productions were carried out and possible effects. All interviews were audio-recorded, fully transcribed and analyzed through, initially, thematic categorical analysis and, later, through the elaboration of dialogic maps. The participating professionals characterized their experiences at work, emphasizing the symbol of power of the territory and the population for the services offered by the AB (Atenção Básica), as well as the crucial link established through the community health agents, especially during a health crisis, in which the current rule is prevention. The covid-19 pandemic challenges listed by the participants make up a picture of aggravation of the SUS (Sistema Único de Saúde) scrapping and dismantling process, as well as marking the weakening of AB's power instrument: the bond with the territory and population. Based on this, we present a discussion on the expansion of the concept of health education, considering crossings such as the dimension of popular participation and the political-social-professional context in which such practices are put into effect. We conclude that the concept of Health Education touches different spheres of professional activity in AB/ESF and NASF, causing different meanings and effects that are related to the voices that produce them. This happens through experiences that are built on the dynamics of the territory and the demands, as well as familiarization or the lack thereof with health education practices (Práticas de Educação em Saúde - PES) and preconized guidelines for the operation of AB. Therefore, linguistic repertoires rescue meanings of professional practice during emergency and disaster situations, such as: reception and listening. Psychology stands out in the speeches as discourse with the greater approximation to such management, knowing that it helps professional practices and the very realization of PES in the face of the effects produced in situations such as health crises. Thus, the centrality of the organization of lives in a territory not only sets itself as a theoretical symbol to govern health services in AB, but also summons, in the midst of the covid-19 pandemic, the place of power for articulations aimed at promoting health limited to a logic of care that respects people's autonomy in the face of individual and collective health production.
Keywords: Promoção da saúde
Atenção básica de saúde
Educação em saúde
Práticas discursivas
Construcionismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35004
Issue Date: 10-Mar-2022
Appears in Collections:Dissertação (PPGPSI)

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