https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34974
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do controle pedagógico na formação continuada dos professores |
Autor(es): | Cardoso, Milena Brito |
Primeiro Orientador: | Amazonas, Uilma Rodrigues de Matos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amazonas, Uilma Rodrigues de Matos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sandoval, Claudia Rozo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Almeida, Silvia Maria Leite de |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo analisar a importância do coordenador pedagógico, a partir da análise de documentos, da revisão da literatura e como referencial empírico aplicação de entrevistas realizadas com professores, coordenadores pedagógicos na Escola Municipal São Marcos. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa e foram utilizados instrumentos informais visando identificar o papel do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores. A análise dos dados indica que é possível perceber como o trabalho tecido pelo coordenador pedagógico facilita as atividades diárias dos professores em sala de aula, contribuindo para melhorias na qualidade do ensino e estimulando no professor a busca constante da atualização de sua formação profissional. |
Abstract: | This monograph aims to analyze the importance of the pedagogical coordinator, the from the analysis of documents, the literature review and as an empirical reference application of interviews with teachers, pedagogical coordinators at the School Municipal San Marcos. This is a qualitative approach work and were used informal instruments to identify the role of the pedagogical coordinator in training continuation of teachers. Data analysis indicates that it is possible to perceive how the work woven by the pedagogical coordinator facilitates the teachers' daily activities in classroom, contributing to improvements in the quality of teaching and encouraging the teacher to constant search for updating their professional training. |
Palavras-chave: | Coordenação Pedagógica Ensino – aprendizagem Formação Continuada Professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34974 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de MILENA BRITO CARDOSO.pdf | 526,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.