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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Maria Rafaela Oliveira França-
dc.date.accessioned2022-03-20T12:42:29Z-
dc.date.available2022-03-20-
dc.date.available2022-03-20T12:42:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34906-
dc.description.abstractThe school as a space of circularity will also be marked by the influences of the Internet, bringing offline and online dimensions in one place. This dissertation proposes to enter the school as a locus of research to understand how the discourse of democracy reaches high school students, impacting or influencing their representations of what it means to be black in Brazil. For the construction of this study, ethnographic and netnographic methods were used, presenting the field, in this case the school and its social actors, as well as the virtual network that in this study is Instagram. In the second chapter I try to trace the concepts of digital democracy, cyberculture, digital culture. In the third chapter, I bring the analysis of the speeches produced in social networks and how these speeches reach the school. Searching from the data collected in the field and through the methodological tools of netnography, how the process of perception and construction of the identity of these young people of African descent takes place mediated by digital technologies, images and narratives in pixelspt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCiberdemocraciapt_BR
dc.subjectMemept_BR
dc.subjectCyberdemocracypt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.titleRacismo e democracia digital: discursos que atravessam a escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jamile-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425799345314038pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425799345314038pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Elaine Cristina Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240365546712698pt_BR
dc.contributor.referee3Xavier, Raimundo Cláudio Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547433369240881pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5928421140443960pt_BR
dc.description.resumoA escola enquanto espaço de circularidade também será marcada pelas influências da Internet trazendo em um só lugar dimensão offline e online. Essa dissertação propõe adentrar a escola enquanto lócus de pesquisa para compreender como o discurso da democracia chega até os estudantes de ensino médio, impactando ou influenciando suas representações sobre o que significa ser negro no Brasil. Para a construção desse estudo foram utilizados os métodos etnográficos e netnográficos, apresentando o campo, nesse caso a escola e os seus atores sociais, como também a rede virtual que nesse estudo é o Instagram. No segundo capítulo tento traçar os conceitos de democracia digital, cibercultura, cultura de digital. No terceiro capítulo, trago a análise dos discursos produzidos nas redes sociais e como esses discursos chegam até a escola. Buscando a partir dos dados coletados no campo e através das ferramentas metodológicas da netnografia, como se dá o processo de percepção e construção da identidade desses jovens afrodescendentes mediadas pelas tecnologias digitais, imagens e narrativas em pixels.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

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