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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34777
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação da EFA de Jaboticaba no município de Quixabeira
Autor(es): Araujo, Alany Lopes de
Primeiro Orientador: Marinho, Sandra Maria Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Riomar Lopes da
Resumo: Este estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental.
Abstract: Este estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental.
Palavras-chave: Escola Família Agrícola
semiárido
Desenvolvimento
Conviver
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34777
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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