Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34745
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorPereira, Luã de Almeida-
dc.date.accessioned2022-02-07T20:16:22Z-
dc.date.available2022-02-07T20:16:22Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34745-
dc.description.abstractThis Final Conclusional Paper proposes the report of my journey and musical history, as well as the recording of my trajectory in the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) at the Federal University of Bahia. The work is justified for fulfilling the requisite for obtaining a Master of Music Degree in the area of Musical Creation and Interpretation and includes the Memorial, the Final Reports, the Article and the Final Product as results of the academic research developed at PPGPROM with the objective of composing new works for the piano repertoire based on Afro-Brazilian rhythm. In this way, the problem question was answered: How to expand the piano repertoire using elements pertinent to Afro-Brazilian music? Bibliographic its nature, the research was based on: Bloes (2006), Passos (2016), Rosa (2012), Bessa (2005), Andrade (1934), Gomes and Barros (2013), Tinhorão (1991; 1998), Sandroni (2001) Oliveira Pinto (2001), Scott (2019) among others. As a result, the investigation of the rhythmic peculiarities attributed to Afro-Brazilian music was carried out and the strategy for its application to the piano was developed, bringing relevant reflections on the popular manifestations addressed in the academic context. The work, built at the intersection of popular and classical music, includes unprecedented teaching material for musicians, music educators, students and the general public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttrajetória acadêmica e profissional, ritmos afro-brasileiros, textura pianísticapt_BR
dc.titleRitmos afro-brasileiros e piano: composições, transcrições e arranjospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Konopleva, Ekaterina-
dc.contributor.advisor1ID0000-0003-4859-2773pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277937295094172pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.referee1ID0000-0003-2775-1587pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651151782101591pt_BR
dc.contributor.referee2Gondim, Maria Thereza Pita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072080171235304pt_BR
dc.contributor.referee3Kato, Suzana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0709188105301025pt_BR
dc.creator.ID0000-0002-7236-2209pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2671504541388567pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão Final propõe o relato de minha caminhada e história musical, bem como o registro da minha trajetória no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia. O trabalho justifica-se por cumprir o requisito para obtenção do grau de Mestre em Música na área de Criação e Interpretação Musical e contempla o Memorial, os Relatórios Finais, o Artigo e o Produto Final como resultados da pesquisa acadêmica desenvolvida no PPGPROM com objetivo de criar novas obras do repertório pianístico baseadas na rítmica afro-brasileira. Desta forma, foi respondida a questão-problema: Como ampliar o repertório pianístico com utilização dos elementos pertinentes à música afro-brasileira? De caráter bibliográfico, a pesquisa foi apoiada em: Bloes (2006), Passos (2016), Rosa (2012), Bessa (2005), Andrade (1934), Gomes e Barros (2013), Tinhorão (1991; 1998), Sandroni (2001) Oliveira Pinto (2001), Scott (2019) entre outros. Como resultado, foi realizada a investigação das peculiaridades rítmicas atribuídas à música afro- brasileira e desenvolvida a estratégia da sua aplicação ao piano, trazendo reflexões relevantes sobre manifestações populares abordadas no contexto acadêmico. O trabalho, construído na interseção de música popular e erudita, contempla um material didático inédito destinado aos músicos, educadores musicais, estudantes e público em geral.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luã de Almeida Pereira - Ritmos Afro-brasileiros e piano.pdf13,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.